Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logo após a dinâmica, inicia-se à parte 2 do trabalho. Não escolhi nada, fui seguindo a seqüência da 1ª parte do trabalho, se alguém se sentir prejudicado, por favor, me avisar. O que esta abaixo é o que está no slide, daqui pra baixo não tem problema de ler, pq é muito teoria.





PSICOTERAPIA E PSICODRAMA
O Psicodrama é uma linha teórica dentro da Psicologia que como várias outraspropostas, compartilha o mesmo objeto de estudo: o ser humano e a doença mental que o aflige. O conjunto dessas propostas e a maneira como com que foram construídas fazem a historia da Psicologia.




PSICOTERAPIA E PSICODRAMA
 Um dos objetivos do Psicodrama e da Psicoterapia é observar que a medida em que as distorções diminuem e que a comunicação flui, criam-se condições para a recuperação dacriatividade e da espontaneidade. Moreno pretendia que a ação dramática terapêutica levasse a algo mais do que a mera repetição de papéis tais como são desempenhados do cotidiano. A ação dramática permite insights profundos por parte do protagonista e do grupo, a respeito do significado dos papéis assumidos.




PSICOTERAPIA E PSICODRAMA
 Para Moreno, toda ação é interação por meio depapéis. Para agir em conjunto ou de forma combinada as pessoas precisam de um tempo de preparação.









Meninas, daqui pra baixo são slides com gráficos, vocês podem ver no slide pronto como está. São em média duas meninas por slide. Para ajudar, vou grifar no texto o que é necessário ser dito e vocês podem interpretar como quiser. Essas informações estarão nas mãos do grupos, fiz um papelcom tudo isso para eles.




Alguns pontos da teoria do Psicodrama
A Espontaneidade é a capacidade de agir de modo "adequado" diante de situações novas, criando uma resposta inédita ou renovadora ou, ainda, transformadora de situações preestabelecidas. É um fator que permite ao potencial criativo atualizar-se e manifestar-se.

Tele é a capacidade de se perceber de forma objetiva o queocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas. O Fator Tele influi decisivamente sobre a comunicação, pois só nos comunicamos a partir daquilo que somos capazes de perceber. É também a percepção interna mútua entre dois indivíduos.i
Alguns pontos da teoria do Psicodrama
Empatia Tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pelaoutra pessoa.
Co-inconsciente são vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em "estado inconsciente".



Alguns pontos da teoria do Psicodrama
Matriz de Identidade é o lugar do nascimento. Placenta social, pois, à maneira da placenta, estabelece a comunicação entre a criança e o sistema social da mãe, incluindo aos poucos os que dela são maispróximos. É o local onde a criança se insere desde o nascimento, relacionando-se com objetos e pessoas dentro de um determinado clima.
Moreno descreve cinco etapas da formação da Matriz, que depois resume em três:
1. Fase do Duplo - Fase da indiferenciação e onde a criança precisa sempre de alguém que faça por ela aquilo que não consegue fazer por si própria, necessitando, portanto de umego-auxiliar.
2. Fase do Espelho - onde existem dois movimentos que se mesclam: o de concentrar a atenção em si mesma esquecendo-se do outro e o de concentrar a atenção no outro ignorando a si mesma. (exemplo disso pode ser o de quando a criança olha a sua própria imagem no espelho e não se identifica como ela mesma, ela só diz: olha o nenê.).
3. Fase de Inversão - em primeiro lugar,existe a tomada do papel do outro para em seguida haver a inversão concomitante dos papéis.





Os Papéis Psicodramáticos correspondem à dimensão mais individual da vida psíquica, "à dimensão psicológica do eu", e os papéis sociais, à dimensão da interação social. Estes papéis, também chamados "psicológicos", e os papéis sociais corresponde a conjuntos diferenciados de unidades de ação. Na...
tracking img