Psicopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicopata
Conceito
Em linhas gerais podemos dizer que Psicopata é o indivíduo que apresenta um Transtorno de Personalidade, que se caracteriza por total ausência de sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado; falta de empatia com outro e emoções de forma geral amor, tristeza, medo, compaixão.

Origem etimologica
A palavra PSICOPATA (do grego PSYKHÉ=alma ePATHÓS=doença) significa “enfermo da psique” ou pessoa que sofre de doença mental, contudo essa é uma definição em constante discussão com vários pontos de vista.

Como agem e onde estão os psicopatas

Os psicopatas invariavelmente são frios e calculistas, mentirosos contumazes, egocêntricos, megalômanos, parasitas, manipuladores, impulsivos, inescrupulosos, irresponsáveis, transgressores de regrassociais, muitos são violentos e só visam o interesse próprio. Eles estão infiltrados em todos os meios sociais, credo, sexo, cultura e são capazes de passar por cima de qualquer pessoa apenas para satisfazer seus sórdidos interesses. Podemos dizer que são verdadeiros “predadores sociais”, almejam somente o poder, status e diversão e usam as pessoas apenas como troféus ou peças do seu jogo cruel.A psicopatia frente à estudos genéticos e morfológicos
O renomado neurocientista Jorge Moll, coordenador da Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental da Rede Labs D'Or, no Rio de Janeiro, e pesquisador dos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos têm feito mapeamentos do cérebro de psicopatas com técnicas de ressonância magnética de alta resolução. Em comparação com uma pessoanormal, o psicopata mostra menor atividade cerebral em uma série de áreas envolvidas no julgamento moral. As causas dessas diferenças, porém, ainda são desconhecidas. Supõe-se que um componente genético esteja envolvido. Quanto aos componentes sociais que determinam o surgimento da psicopatia, os cientistas consideram que a ocorrência de abuso infantil, por exemplo, pode ter influência nodistúrbio. "Seja na forma de espancamento, seja na de estupro, o abuso é um fator de risco para a psicopatia, embora, por si só, não possa causá-la",Psiquiátricas afirmam que o psicopata nasce com uma predisposição genética, para a manifestação desse comportamento de insensibilidade afetiva, sendo manifestada ao longo da vida. Os psicopatas são 4% da população e que não há cura para eles, porém asmanifestações podem ser diminuídas, controladas.
A psicopatia e seus níveis
Existem três níveis de psicopatas: o leve, que concentra os reconhecidos golpes 171 estelionato ou fraude e atinge uma pessoa; o moderado, que aplica o mesmo golpe, mas em um campo social maior como o superfaturamento na compra de remédios para o sistema de saúde pública e acaba prejudicando milhares de pessoas; e o grave, oassassino para quem não basta matar, tem que haver atos de crueldade. Porém, esse último tipo é raro.
A psicopatia e o crime
A psicopatia tem causa multifatorial. Há estudos que demonstram que psicopatas que tiveram uma infância repleta de violência e com uma família desestruturada, podem chegar a cometer crimes graves contra a vida. Ou seja, podem se tornar verdadeiros predadores sociais,causando sérios prejuízos à sociedade. Há também fatores genéticos, fatores próprios de cada indivíduo e fatores de ordem social que quando somados, podem levar à psicopatia.
É comum que os psicopatas recorram à violência física e sexual. No entanto, a maioria dos psicopatas não é violenta. Alguns pesquisadores acreditam até que muitos sejam bem-sucedidos profissionalmente e ocupem posições dedestaque na política, nos negócios ou nas artes.
A psicopatia e questão da imputabilidade
Há uma falsa idéia que todos portadores de transtornos mentais são inimputáveis o que não é verdade, não basta que exista doença mental, pois ela não dita de forma inequívoca que exista inimputabilidade. É necessário que se prove que a doença torna o agente incapaz de uma avaliação, determinação perante o...
tracking img