Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Reciclagem



1- Justificativa

Escolhemos este tema para uma abordagem mais específica para alertar os jovens sobre a importância que nós precisamos dar á reciclagem, e a conscientização precisa ser colocada em prática nas escolas, nossa idéia é incentivar os alunos da rede pública a praticar a reciclagem, e como incentivo demos á diretora, a idéia de implantar gincanas paraa coleta de lixo seletivo e reciclagem nas escolas com objetivo didático ensinando e orientando, dando algum tipo de prêmio para os alunos, pois com o lixo coletado pode ser recolhido algum valor de certa importância que poderá ser empregado para melhorar a estrutura da escola tanto física, quanto didática comprando materiais como vídeos, TVs, data shows, microscópios para uso dos alunos e comoprêmio para os vencedores pode ser oferecida uma viagem, ou algo que desperte a atenção dos alunos.

2- Publico alvo

Escola Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano e Ensino Médio)




3- Objetivos

Conscientizar os alunos de que produzir materiais reciclados significa que utilizaremos menos recursos naturais da Terra, teremos um menor consumo de energia, menos lixos, umaredução na poluição e evitar que milhares de animais morram dos os dias somente porque o lixo não tem sempre o destino adequado, além do fato de que a indústria da reciclagem gera emprego e riqueza para o país. As crianças e os jovens precisam aprender que todo ato gera uma conseqüência e que a reciclagem trará efeitos positivos para toda a vida na Terra, assim se tornarão adultos conscientes eresponsáveis e passarão esse conceito para as próximas gerações.




4- Desenvolvimento

4.1- Recicle a sua mente

O lixo produzido pelos seres humanos está ameaçando o meio ambiente, os oceanos, os animais e, até mesmo, o turismo mundial. Podemos mudar isso com uma simples atitude: reciclar.
Antes de começar a reciclar é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo,deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).

4.2- O que é reciclagem

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixodescartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando.Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).


Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente
Material orgânico:qualquer coisa que tem origem animal
Material inorgânico: tudo que não tenha origem biológica




4.3- Matéria orgânica

Matéria orgânica do solo, ou simplesmente MOS, são todos os elementos vivos e nãovivos do solo que contêm compostos de carbono,ou seja, ele serve para fertilizar o solo. Pra que se forme matéria orgânica, o carbono está sempre associado ao oxigênio e ao hidrogênio. Por vezes, outros elementos podem se associar aos compostos de carbono, como nitrogênio ou enxofre. O Humo é uma parte dos elementos não-vivos da matéria orgânica. Um exemplo de matéria orgânica é a glicose. Basta quefalte um dos três elementos referidos para já não ser matéria orgânica, é matéria mineral, um exemplo é a água (H2O).
Os elementos vivos, cerca de 3%, da MOS são raízes de plantas, minhocas, formigas, cupins, ácaros, bactérias e fungos.
Os outros 97% são de elementos não-vivos como restos de plantas em diferentes estágios de decomposição e Húmus


4.4- Matéria inorgânica...
tracking img