Ddgs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Erick Willian Kaminski Penido Nº10 1ºB

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de História, 1°B, sob orientação da profª Tânia, do Colégio Estadual Professor Narciso Mendes.

Curitiba, 23 de Agosto de 2012.

Indice

Introdução
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequenacidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Roma Antiga é o nome dado à civilização que se desenvolveu na península Itálica durante o século VIII a.C. a partirda cidade de Roma. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de factores sócio-políticos causou o seu declínio, e o império foi dividido em dois. A metadeocidental, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a ser referida, pelos historiadores modernos, como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início daIdade Média.

A civilização romana é tipicamente inserida na chamada Antiguidade Clássica, juntamente com a Grécia Antiga, que muito lhe inspirou a cultura. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental de várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos diasde hoje.

Império Romano é a designação utilizada por convenção para referir o Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efetuada pelo primeiro imperador, Augusto. Embora Roma possuísse colônias e províncias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como República Romana.

Os historiadores fazem a distinção entre o Principado, período de Augusto à crise doterceiro século, e o Domínio ou Dominato que se estende de Diocleciano ao fim do Império Romano do Ocidente. Durante o Principado (da palavra latina princeps, que significa primeiro), a natureza autocrática do regime era velada por designações e conceitos da esfera republicana, manifestando os imperadores relutância em se assumir como poder imperial. No Domínio (palavra com origem em dominus,senhor), pelo contrário, estes últimos exibiam claramente os sinais do seu poder, usando coroas, púrpuras e outros ornamentos simbólicos do seu estatuto.
Localização
Roma está situada na península Itálica, uma longa faixa de terra, em forma de uma bota,que avança pelo mar Mediterrâneo. Ao norte, a península é limitada por um conjunto demontanhas, os Alpes; a leste, é banhada pelo mar Adriático;a oeste, pelo mar Tirreno; e,ao sul, pelo mar Mediterrâneo.Possuía várias planícies férteis, próprias à agricultura
Povoamento
Os primeiros povoadores da atual Itália foram provavelmente os italiotas, povos vindosda Europa oriental por volta do século X a.C. Os italiotas dividiam-se em vários pequenos grupos, como os latinos e os sabinos. Por volta do século VIII a.C, um outro povo, os etruscosproveniente da Ásia Menos, se estabeleceu no noroeste da península.Depois deles, chegaram os gregos, que, como vimos, invadiram o sul da península e aSicília, e aí fundaram várias colônias. Portanto, italiotas, etruscos e gregos foram os principais povoadores da península Itálica.
Períodos da história de Roma
Pode-se dividir a história política de Roma em três períodos sucessivos:MONARQUIA, REPÚBLICA...
tracking img