Reciclagem de pet's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UnU JATAÍ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA ÉDER BARBOSA MICHELSON

LOGÍSTICA REVERSA: Reciclagem de garrafas PET

JATAÍ 2011

1

ÉDER BARBOSA MICHELSON

LOGÍSTICA REVERSA: Reciclagem de garrafas PET

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da Universidade Estadual de Goiás comorequisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em logística. Orientador: Christiano de Oliveira e Silva.

JATAÍ 2011

2

ÉDER BARBOSA MICHELSON

LOGÍSTICA REVERSA: Reciclagem de garrafas PET

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da Universidade Estadual de Goiás como requisito parcial para obtenção do título deTecnólogo em logística. Avaliado pela Banca Examinadora composta pelos membros:

Aprovado em

/

/

_____________________________________________ Professor Especialista Christiano de Oliveira e Silva

___________________________________________ Professor Especialista Alfredo Soares Gori

3

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por todos os problemas que me entregou,pois me fez sábio para resolvê-los. Agradeço a meus pais pelos primeiros ensinamentos, que me fizeram chegar até aqui. Agradeço a meus filhos e minha esposa pela paciência e compreensão pelos momentos que lhes abstive de minha presença. Agradeço ao professor Christiano pela atenção e paciência dedicadas a este trabalho.

4

RESUMO

As embalagens PET’s, começaram a ser utilizadas noBrasil no final da década de 80, quando as indústrias de refrigerantes viram uma oportunidade de aumentar suas vendas e diminuir seus custos com a logística reversa das garrafas de vidro. Tais embalagens permitiram a expansão das pequenas indústrias de bebidas, as quais reunidas superam o segundo lugar do mercado atualmente. Porém com este advento surgiu um novo problema, o quê fazer com asgarrafas descartadas? Entra em ação neste momento a logística reversa, com foco na reciclagem. A reciclagem de garrafas PET possui alguns pontos que não permitem que ela exponha todo seu potencial, situação na qual este trabalho identifica-os de forma concisa.

Palavras-chave: Reciclagem. Logística Reversa. Embalagens PET.

5

Sumário
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................................................. 6 2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.................................................................................................................. 7 3 SEPARAÇÃO DO MATERIAL....................................................................................................................... 9 3.1 Papelão ........................................................................................................................................................ 10 3.2 Metais .......................................................................................................................................................... 10 3.3Alumínio...................................................................................................................................................... 11 3.4 Cobre ........................................................................................................................................................... 12 4 EMBALAGENSPET....................................................................................................................................... 13 6 LOGÍSTICA ..................................................................................................................................................... 17 7 LOGÍSTICA REVERSA ................................................................................................................................. 18 7.1 Reuso...
tracking img