Recibo de aluguel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vamos concordar
1."Não só o aluno mas também o professor ERROU ou ERRARAM a questão?"

O correto é "Não só o aluno mas também o professor ERRARAM a questão". O verbo vai normalmente para o PLURAL, concordando com o sujeito composto.

Quando o sujeito composto é ligado por "não só...mas também" ou por "não só...como também", o verbo deve concordar no PLURAL:
“Não só o aluno mas também oprofessor ERRARAM a questão.”
“Não só o público como também os organizadores FICARAM insatisfeitos.”

2. "Nem eu nem você PODE ou PODEMOS viajar neste mês?" Tanto faz. As duas formas são aceitáveis.

1. Quando o sujeito COMPOSTO é ligado pela dupla negativa “nem...nem”, a concordância é facultativa (singular ou plural): “Nem o gerente nem o diretor COMPARECEU ou COMPARECERAM à reunião” e “Nem eunem você PODE ou PODEMOS viajar neste mês.”

Se houver idéia de alternativa (=o fato expresso pelo verbo só pode ser atribuído a um dos sujeitos), devemos usar o verbo no SINGULAR:
“Nem o Pedro nem o José SERÁ ELEITO o presidente do grêmio estudantil.” (=só um pode ser eleito)

2. Quando o sujeito é SIMPLES, o verbo fica no SINGULAR:
“Nem um nem outro diretor COMPARECEU à reunião.”
“Aindanão CHEGOU nem uma nem outra candidata.”


Vamos concordar

1. "Fui eu que FIZ ou FEZ o relatório?"
O correto é "Fui eu que FIZ o relatório".

Quando o sujeito for o pronome relativo QUE, o verbo deve concordar com o antecedente: “Fui eu que RESOLVI o problema”; “Fomos nós que RESOLVEMOS o problema”; “Eu fui o primeiro que RESOLVEU o problema”; “Nós fomos os últimos que SAÍRAM da sala”.Quando o sujeito for o pronome relativo QUEM, a concordância se faz normalmente na 3ª pessoa do singular: “Fui eu QUEM RESOLVEU o caso”; "Na verdade, são vocês QUEM DECIDIRÁ a data”.

Observe que, se invertermos a ordem, não haverá dúvida alguma: “QUEM RESOLVEU o caso fui eu”; “QUEM DECIDIRÁ a data são vocês”.

2. “Ele é um dos que VIAJOU ou VIAJARAM?”

Embora alguns gramáticos considerem aconcordância facultativa, nós preferimos usar o verbo no PLURAL, para concordar com a palavra que antecede o pronome relativo QUE: “Ele é um DOS que VIAJARAM.”

O raciocínio é o seguinte: “dentre aqueles que viajaram, ele é um”.

Um outro motivo que nos leva a preferir o verbo no PLURAL é a concordância nominal. Todos diriam que “ele é um dos artistas mais BRILHANTES” (=que mais BRILHAM).Ninguém usaria o adjetivo BRILHANTE no singular.

Portanto, depois de UM DOS...QUE, faça a concordância com o verbo no PLURAL: “Ela foi uma DAS MULHERES que SOCORRERAM as vítimas da enchente.” “É aniversário de um DOS MAIORES HOSPITAIS do país que TRATAM o câncer infantil.” “Um DOS FATOS que mais CHOCARAM os pesquisadores foi a excessiva quantidade de prescrições.”

Observe melhor: “Um dos jogadoresque foram convocados pelo Dunga ainda não chegou a Teresópolis.” = “Dos jogadores que foram convocados, um ainda não chegou” (= Foram convocados vários jogadores, mas um só ainda não chegou

Você sabe para que serve a conjunção “ou”?

Hoje você ficará sabendo que ela tem muitas funções. Em razão disso, a concordância verbal merece alguns cuidados.

Veremos também mais pouquinho do sempredifícil uso do acento da crase.

"Ou você ou eu TEREI ou TEREMOS de resolver o problema?"

O certo é "Ou você ou eu TEREI de resolver o problema".

a) Quando temos a idéia de “exclusão” (= ou...ou), o verbo concorda com o núcleo mais próximo: “Ou você ou EU terei de resolver o problema.” (= apenas um resolverá o problema); “Ou eu ou o diretor TERÁ de viajar para São Paulo.” (= apenas umviajará); “O Brasil ou o Chile SERÁ a sede do próximo campeonato.”

b)Se não houver idéia de “exclusão” (= e/ou), a concordância é facultativa: “O gerente ou o diretor PODE ou PODEM assinar o contrato.” (= um ou os dois podem assinar); “Dinheiro ou cheque RESOLVE ou RESOLVEM o meu problema.”

c)Se houver idéia “aditiva” (= e), o verbo deve concordar no plural: “O pintor ou o escultor MERECEM...
tracking img