O que um recibo

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015
O que é um recibo?
O recibo nada mais é que um documento declarando que recebeu determinada quantia de uma determinada pessoa ou organização, por um ou vários produtos adquiridos ou um serviço prestado.
Diferentemente de uma nota fiscal, ele não é um documento oficial e portanto não serve para arrecadação do imposto de renda. Serve mais como uma garantia de que ambas as partes (vendedor ecomprador) cumpriram com suas obrigações. Ou seja, o vendedor repassou um produto ou um serviço para um cliente e este por sua vez, fez o pagamento de forma correta.
Para uma organização o recibo pode ser de muitíssima importância, não apenas pela garantia de pagamento que ele demonstra, mas sim por poder ser utilizado como uma forma de controle de caixa. Através dele é possível no fim do mês saberquanto de dinheiro entrou na empresa.
Tipos de recibo
O recibo pode ser apresentado de 3 formas diferentes:
Fatura, também conhecido como pagamento de contas – neste tipo de recibo há informações sobre o vendedor e comprador, o produto ou serviço comprado, a quantidade adquirida, o preço unitário e total, os descontos quando houver e os impostos existentes.
Tíquete também chamado de ticket –Geralmente é impresso sobre rolos de papel no momento do pagamento no caixa, a largura do papel é pequena e contém informações dos produtos adquiridos e da empresa onde foi feita a compra.
Recibo de pagamento, também conhecido como Voucher – neste tipo de recibo há informações sobre o cheque que foi emitido para alguma pessoa ou empresa, além de haver os detalhamentos sobre os produtos ou serviçosque foram pagos com esse cheque.
Onde achar recibo?
Caso pretenda usar recibo em alguma situação, o mesmo pode ser encontrado em blocos já impressos em papelarias. Como também pode ser produzido em alguma gráfica ou até mesmo em casa, sendo possível colocar o logo da empresa ou algum dado que ache necessário. É importante que ao preencher o recibo o mesmo esteja pronto em duas vias, uma para ficar com aempresa e a outra com o cliente.

Tipos de Recibos Financeiros


É uma declaração escrita e autenticada (mediante assinatura ou mecanicamente)
Recibo comum

É uma declaração escrita e autenticada (mediante assinatura ou mecanicamente) de que alguém recebeu de outrem alguma coisa ou algum valor.

Recibo de aluguel de imóvel

É um documento que o proprietário (locador) do imóvel dá ao seu inquilino(locatário) toda vez que recebe o valor correspondente do aluguel.

Outros tipos de recibos

Algumas despesas da empresa são pagas mediante recibos ou carnês, como as contas de água e esgoto, imposto predial e territorial urbano (IPTU), telefone e outros.
Esses documentos são emitidos pelas próprias entidades.
O pagamento dessas despesas é feito através da rede bancária ou lotérica que entrega umcanhoto devidamente autenticado para controle dos registros contábeis.

Guia de Arrecadação

Pode ser considerada como um documento que visa a simplificar o processo de recolhimento (normalmente de impostos) de valores devidos a um credor, de modo geral pessoa jurídica, mediante formulário padronizado. Além de racionalizar a sistemática, as guias de arrecadação padronizadas facilitam o processamentodos informes, haja vista a existência de campos específicos para os dados, segundo a natureza (data, código de favorecido/cliente/ usuário contribuinte, tipo e valor da dívida que esta sendo quitada, etc.). Muitos desses dados são passíveis de leitura por máquinas, agilizando-se ainda mais os trabalhos. 

Requisitos das Guias de Arrecadação

Embora haja ampla liberdade quanto ao conteúdo,variando de acordo com as origens do débito e com as necessidades do emitente da guia, podemos citar algumas características comuns a esse tipo de documento comercial, quais sejam:
- Nome do credor (órgão ao qual se deve pagar);
- Nome do devedor/ pagador;
- Valor devido;
- Data do vencimento, alguns reservando campo para multas;
- Código ou termos esclarecendo a que se refere o valor;
- Apresentação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recibo
  • Recibo
  • recibo
  • Recibo
  • recibo
  • Recibo
  • recibo
  • recibo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!