Rebubinagem de motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

INDICE DE FIGURAS 8
INTRODUÇÃO 8
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 8
2.1. MOTORES ELÉTRICOS 8
2.2. REBOBINAGEM DE MOTORES 8
2.2.1. PROVIDÊNCIAS TOMADAS 8
2.3. RECEBIMENTO 8
2.3.1. EXEMPLO DE UM MOTOR TRIFÁSICO QUEIMADO WEG. 8
2.3.2. EXEMPLO DE UM MOTOR MONOFÁSICO QUEIMADO WEG 8
ANALISE DE DADOS 8
CONCLUSÃO 8
ANEXOS 8








INTRODUÇÃO


O estagio foi realizado naEmpresa Eletromaq Motores. Situada em Armazém – SC, a Eletromaq é uma empresa repleta de novidades e tecnologias, o que me proporcionou adquirir os conhecimentos necessários para o ingresso no mercado de trabalho.
Todas as atividades foram realizadas na área pretendida sendo um trabalho de manutenção preventiva e corretiva. Aprendi de maneira adequada e segura como devemos ter cuidados ao manusearequipamentos de grande porte e aparelhos modernos de muita precisão e, acima de tudo, adquiri experiência na área pretendida.
O trabalho como um todo é objetivo de maneira que possamos entender como foi realizado o estágio, pois aprendido método seguro para a execução das tarefas em atividades com as quais tive a oportunidade de por em pratica a teoria que aprendi durante o curso.2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS



2.1. MOTORES ELÉTRICOS

Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custoreduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
A maioria de motores elétricos trabalham pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fioquando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.
A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmenteno interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator. O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do estator e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o rotor.
Motores elétricos são encontrados nas mais variadas formas e tamanhos, cada qual apropriado ásua tarefa.

Figura 1. Diversos tipos de motores elétricos



2.2. REBOBINAGEM DE MOTORES


A rebobinagem de motores trata-se de um processo muito comum no âmbito industrial, bastante difundido especialmente pelo seu atrativo econômico, bem como pela praticidade, pois em muitos casos rebobinar um motor pode ser muito mais rápido do que a aquisição de um novo motor, o que acarretariahoras a mais de produção prejudicada. No entanto, a rebobinagem deve ser alvo de especial atenção quando da escolha da empresa que irá executar a intervenção, tendo em vista que quando mal sucedida o motor pode perder rendimento em valores superiores a 1% (por vezes até 4%).
Todos os profissionais que realizam serviços em equipamentos elétricos, sejam na instalação, operação ou manutenção, deverãoser permanentemente informados e atualizados sobre as normas e prescrições de segurança que regem o serviço e, orientados a segui-las. Cabe ao responsável certificar-se, antes do início dos trabalhos, de que tudo foi devidamente observado, e alertar o pessoal para os perigos inerentes à tarefa proposta. Como medida de segurança, os equipamentos para combate a incêndios e avisos sobre primeiros...
tracking img