Rebolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório
ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO REBOLO






Henrique Rodrigues Lima Machado
Prontuário – 1075497
Turma F5
São Paulo, Setembro de 2012







1. Introdução
Rebolo é uma ferramenta de corte formada por grãos abrasivos unidos por ligas especiais, que basicamente é utilizado em maquinas para operações de corte e afiação. Assim produzindo acabamento nas dimensõespré-estabelecidas, rugosidades das superfícies ou simplesmente eliminando o excesso de material em peças fundidas, forjadas ou estampadas.
O principio de funcionamento do rebolo está no desgaste da superfície através de grãos abrasivos, que removem as partículas do material. Com essa atividade, os grãos abrasivos perdem a sua capacidade de corte exigindo maior pressão na área de contato entre a peça e orebolo, assim automaticamente os grãos se quebram ou os grãos gastos são arrancados, criando continuamente, novas arestas de corte. Esta característica faz do rebolo a única ferramenta de corte com auto afiação. Resumindo os rebolos são ferramentas cortantes constituídas de partículas abrasivas ligadas entre si por um material aglutinante e poros vazios.
Contudo o rebolo é especificado a partir deum conhecimento prévio do tipo de maquina, RPM, operação a ser executada, material, acabamento requerido etc. Com isso uma combinação dos elementos citados, permitira o máximo desempenho na utilização do rebolo.

2. Abrasivos

São denominados abrasivos os grãos de arestas vivas, extremamente duros, destinados a produzir o desgaste das peças em trabalho por meio de atrito. É importante que seutilize toda superfície para que, após certo período de uso, o abrasivo não se deforme e adquira uma face de contato ondulado.
O Rebolo é um abrasivo utilizado como ferramenta cortante que trabalha, girando a grandes velocidades, nas esmerilhadoras e nas retificadoras. Na sua forma mais comum, o rebolo é uma ferramenta cilíndrica de certas espessuras ou em forma de discos com um furo central, pormeio do qual se adapta no eixo da máquina esmerilhadora.
• Abrasivos artificiais: Até fins do século passado, somente eram conhecidos os abrasivos naturais. Um dos mais empregados era o esmeril, mineral de cor preta, com cerca de 40% de óxido de ferro e 60% de óxido de alumínio. Dele vem a denominação comum, mas raramente exata que se aplica ainda hoje aos rebolos de maneira geral: rebolos deesmeril. O esmeril tem dureza inferior a 9 na escala de Mohs, que é uma escala padrão de dureza, na qual o diamante ocupa o número 1, o mais duro.
• Abrasivos silicosos: Constituído de carboneto de silício, feitos em fornos elétricos, com 9,6 Mohs de dureza. Recomendado para metais de fraca resistência a tração (ferro fundido, latão, cobre, alumínio e materiais não metálicos).
• Abrasivosaluminosos: Obtidos pela fusão da bauxita (minério de óxido de alumínio, silício e ferro) em fornos elétricos, obtendo dureza de 9,4 Mohs. Seus nomes comerciais mais comuns são aloxite, alundum e carundum. Recomendados para metais mais resistentes a tração, como o aço e o bronze fosforoso e em forma de cintas e folhas pequenas fixadas em panos ou papéis para lixar madeiras e seus derivados.

2.1. Funçãodos grãos abrasivos
Atua como ferramenta de corte, removendo partículas da peça. Estas partículas são denominadas cavacos. Quanto à forma, os rebolos são discos abrasivos de vários diâmetros e espessuras, contendo milhares de grãos abrasivos. Cada um destes grãos é realmente uma ferramenta de corte afiada. Em conjunto, executam o trabalho de remover da superfície da peça o material suficiente,conforme a finalidade do trabalho. O grão abrasivo executa seu trabalho removendo partículas da peça trabalhada.

O tamanho do grão é importantíssimo quanto ao acabamento desejado para a peça/obra. Um grão que passa através de uma peneira contendo, por exemplo, 8 malhas por polegada linear, recebe o número “8” como sua classificação granulométrica.

Designação da classificação da granulação...
tracking img