Rebelioes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Naturais Brasileiros
















Manaus/Amazonas
Manaus/Amazonas

Nomes:









Desenvolvimento:
Recursos Naturais Brasileiros











Introdução:


Os recursos naturais são componentes, materiais ou não, da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria gênese éindependente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza. Os recursos naturais são muito importantes para o Mundo











































Recursos Naturais Brasileiros

O Brasil apresenta uma amplaoferta de recursos naturais, em virtude de sua posição geográfica e sua formação geológica.
Dividiremos esses recursos, para melhor estudá-los, em
-Recursos energéticos





- Recursos minerais- principais áreas de ocorrência;
-Biodiversidade




-Recursos energéticos

Correspondem as apropriações naturais com a finalidade de produzir energia.



Petróleo

É ummineral fóssil formado a partir de restos orgânicos marinhos (plâncton) depositados em mar rasos.
É utilizado na fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, asfalto e como combustível.
A exploração de petróleo no Brasil tornou-se um assunto de interesse nacional durante o governo de Getulio Vagas, na década de 1930. Em 1938, o governo declarou que o abastecimento de petróleo erautilidade publica, fato que levou a nacionalização dos serviços de exploração, refino e produção de derivados.
Em 1953, o presidente VARGAS assinou um projeto de lei que criava a Petrobras e também estabelecia o monopólio estadual do petróleo.
A Petrobras, ao longo dos seu 50 anos desenvolveu tecnologia na prospecção de petróleo em mar profundo, tornando-se líder mundial nesse setor. A década de1970 foi especialmente importante, já que nesse período foi anunciada a descoberta de petróleo na Bahia de Campos, no Rio De Janeiro. Desde então, a produção dessa bacia tem aumentado graças a tecnologia que permite a retirada do petróleo a mais de 2000 metros de profundidade.
Em 1953, quando a Petrobras foi criada, a produção nacional correspondia apenas 27% da demanda. Nos primeiros anos dosec. XXI chegou a 90% e, em 2006 o Brasil tornou-se auto-suficiente na produção de petróleo.
A garantia das reservas se faz necessária, principalmente diante da instabilidade política do oriente médio, maior área exportadora, e também do fim, daquelas reservas.
Em 1997, o governo brasileiro acabou com o monopólio da Petrobras, permitindo que empresas do setor privado nacionais einternacionais se candidatassem aos contratos de concessão de exploração de petróleo no nosso país.
Mesmo com a perda do monopólio da prospecção (pesquisa voltada a identificação de jazidas) e da produção de petróleo, a Petrobras tem apresentado uma grande vantagem em relação as companhias concorrentes estrangeiras: empresa é campeã global de tecnologia voltada para a atuação em águas profundas.
Éimportante se lembrar que a exploração em águas profundas, justamente por exigir o uso intensivo de tecnologia, é muito mais honesta, fazendo com que a produção do Brasil, cuja mais importantes jazidas se encontram na plataforma continental, portanto em alto mar, seja comparativamente mais cara do que a media mundial.
Em uma atitude polêmica, o governo Brasileiro, em 2004, tomou a decisão deleiloar grandes jazidas petrolíferas descobertas pela Petrobras, pelo fato da empresa brasileira ainda não ter conseguido torná-las produtivas. Apesar de a produção efetiva ter constatado em compromissos anteriores, os leilões internacionais permitiram que companhias estrangeiras obtivessem lucros na produção de jazidas que só foram descobertas devido ao investimento publico feito pela...