Reatividade dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 4

1 COBRE 5
1.1 Uso do cobre na indústria 7
1.2 Principais minérios de cobre 8
1.2.1 Fontes secundárias de cobre: 8

2 FERRO 10
2.1 Uso do ferro na indústria 13
2.2 Principais minérios de ferro 14

3 OURO 15
3.1 Uso na indústria: 17
3.2 Principais minérios de ouro 17

4 PRATA 18
4.1 Uso da prata na indústria 20
4.2 Principais minérios de prata 20CONCLUSÃO 22

ANEXOS 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28



INTRODUÇÃO



Este trabalho tem por objetivo apresentar os minerais cobre, ferro, ouro e prata, bem como seus respectivos usos na indústria em geral. Como estudantes do curso de química industrial, vemos com grande importância o conhecimento destes minerais e suas aplicações pois, de acordo com a área de atuação, estasinformações serão fundamentais para o desenvolvimento de nossas atividades.


Como material de pesquisa para este trabalho foram utilizados livros de mineralogia e geologia, além de acesso a websites.


Cada capítulo estará dividido com informações sobre cada mineral, de forma a viabilizar um melhor entendimento do conteúdo geral. Abordaremos as principais características físicas,químicas e cristalográficas e, ao final de cada capítulo, mencionaremos as principais fontes dos minerais citados.


Como complemento, constam ao final deste trabalho fotos dos principais minerais, de forma a ilustrar melhor os elementos citados.
1 COBRE






Em seu estado nativo, o cobre (Cu) pode ser encontrado com muita freqüência. Distribui-se amplamente em filões, masusualmente em pequenas quantidades. Normalmente é encontrado nas zonas oxidadas dos depósitos de cobre, associado com a cuprita, malaquita e azurita, em depósitos sulfetados, em cavidades de rochas efusivas e em corpos de meteoritos. Na península de Keweenaw, no norte de Michigan (EUA), no Lago Superior está o jazimento mais notável e importante no mundo.


Metal de cor vermelha característica(em superfícies recentes), muito dúctil e maleável, podendo estender-se em lâminas muito finas que dão passagem aos raios verdes, além de possuir densidade relativamente alta (8,94). Ponto de fusão a 1083 ºC, fundindo-se sob a forma de um glóbulo e ponto de ebulição a 2292 ºC.

O sistema cristalino é isométrico, hexaoctaédrico, comumente com faces tetraexaédricas, também cúbicos, octaédricos edodecaédricos. Cristais usualmente malformados, em grupos ramificados e arborescentes, escamas, placas e massas irregulares, em formas torcidas e semelhantes a fios.

Sua composição compreende basicamente o cobre, podendo conter pequenas quantidades de prata, bismuto, mercúrio, arsênico e antimônio.

No ar seco, recobre-se de uma fina camada de óxido, que o protege. No ar úmido, recobre-sede uma camada de hidrocarbonato verde CuCO3.Cu(HO)2, chamada verdete ou azinhavre. Levado ao vermelho, em presença do ar, recobre-se de uma camada de óxido cúprico que, por não ser aderente, salta ao ser batida (chamada também de “batedura de cobre”).


Todos os ácidos, mesmo fracos, atacam o cobre na presença do oxigênio. O hidróxido de amônio também o dissolve, em presença do ar,formando um líquido de coloração azul. O zinco e o ferro precipitam-no de seus sais. O ácido clorídrico só o ataca se não estiver em presença do ar ou da platina, o ácido sulfúrico concentrado e quente, em presença de cobre, desprende S02, o ácido nítrico dissolve-o energicamente, desprendendo vapores vermelhos.
1.1 Uso do cobre na indústria



Devido às muitas utilidades do cobre, este éconsiderado o segundo metal essencial para a civilização moderna, sendo o ferro o mais importante.

O cobre nativo é uma fonte industrial secundária de cobre. Os sulfetos de cobre são hoje os principais minérios do metal. É empregado em eletrotécnica como condutor, especialmente sob a forma de fios, em diversos aparelhos industriais e domésticos, panelas, caldeiras, tubos, válvulas reguladoras,...
tracking img