Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 ETAPA 1.
Curva de Possibilidade de Produção
Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito que revela como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções da produção.
A economia irá operarno pleno emprego utilizando todos os fatores de produção. Quando um deslocamento da curva de possibilidade de produção se inclina para a direita, isso significa que certa produção está em crescimento.
• Exemplo de Caso Real:

“Entenda porque os biocombustíveis estão em alta no mundo.”
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, George W. Bush reúne-se na próximasexta-feira (9) em São Paulo, e no dia 31, em Washington. Na mesa de conversações, um produto em cujo desenvolvimento o Brasil é pioneiro, o etanol, ou álcool combustível.
A expectativa é que as conversas entre os dois presidentes representem um avanço para o comércio internacional de etanol, bem como para a indústria e a agricultura brasileira.
Os dois países ainda irão tratar de uma futuracooperação tecnológica na produção de biocombustíveis, de forma geral. Pressionados pelo fato de serem, hoje, os maiores poluidores do planeta, os norte-americanos buscam alternativas para aumentar a parcela de biocombustíveis em sua matriz energética. O Brasil poderá se tornar um parceiro estratégico, tanto na exportação de etanol, como na transferência de tecnologia para os EUA e para outrospaíses em desenvolvimento que poderão se tornar fornecedores internacionais do produto.
O primeiro passo para a criação de um mercado internacional para biocombustíveis foi dado na semana passada. Brasil, África do Sul, China, Estados Unidos, Índia e a União Européia anunciaram a criação do Fórum Internacional de Biocombustíveis. O objetivo é aumentar a eficiência na produção, na distribuição e noconsumo em escala mundial.
http://www.estadao.com.br
Custo de Oportunidade

Conceitua-se em sacrificar a produção de um bem para produzir outro bem, ou seja, para aumentar certo tipo de produção, espera-se que os custos de oportunidade sejam crescentes, uma vez, quando aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam aptos para uma novafinalidade.

• Exemplo de Caso Real:

“Brasil vem dando exemplo ao mundo.”
“A desigualdade social no Brasil está sendo reduzida nos últimos anos porque o país gasta menos dinheiro para ajudar o setor financeiro e mais dinheiro para ajudar o próprio Brasil”, disse o economista norte-americano James Galbraith no seminário internacional sobre governança global promovido pelo Conselho deDesenvolvimento Econômico e Social (CDES). Para Galbraith, Brasil atravessa um período de “estado de bem-estar democrático” que revela aos países mais desenvolvidos um caminho diferente daquele proposto pelos dogmas neoliberais.
Ao optar por aumentar os investimentos em infra-estrutura, emprego e renda ao invés de promover arrocho para combater a crise, o Brasil, segundo Galbraith, atravessam atualmenteum período de “estado de bem-estar democrático” que revela aos países mais desenvolvidos um caminho diferente daquele proposto pelos dogmas neoliberais: “O Brasil joga na cara do mundo neoliberal que pode haver crescimento social e econômico sustentável ao lado de um processo democrático funcional”.
www.noticias.terra.com.br
Elasticidade
Conceitua-se o grau de reação ou sensibilidade de umavariável, quando ocorrem alterações em outra variável. Esse tipo de conceito é bastante útil, tanto para as empresas, quanto para administração pública, mantendo sempre a mesma circunstância.



Elasticidade preço da demanda
É a resposta relativa da quantidade demandada de um bem X às variações de seu preço, ou de outra forma, é a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação...
tracking img