Realidade virtual - faesa 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO DE ASSITÊNCIA E EDUCAÇÃO – FAESA
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
CURSO GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADRIANO ULIANA TEODORO
HELDER BOONE
JEFERSON SOARES
RENATO SALVADOR
SILAS DE MORAES PEREIRA

REALIDADE VIRTUAL

VITÓRIA
2012
ADRIANO ULIANA TEODORO
HELDER BOONE
JEFERSON SOARES
RENATO SALVADOR
SILAS DE MORAES PEREIRA

REALIDADE VIRTUAL

TrabalhoAcadêmico do Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação apresentado às Faculdades Integradas Espírito-Santenses, como parte das exigências das disciplinas Introdução à Computação e Organização do Trabalho Científico, sob orientação das professoras Renata Cristina Laranja Leite e Maria de Lourdes Fonseca Uytenhove.

VITÓRIA
2012
RESUMO
Kirner e Siscoutto (2007) definem Realidade Virtual(RV) como sendo uma “interface avançada do usuário para acessar aplicações executadas no computador, propiciando a visualização, movimentação e interação do usuário, em tempo real, em ambientes tridimensionais gerados por computador”. Três ideias básicas circundam a definição de RV: interação, imersão e envolvimento. Essas ideias não são exclusivas da RV, mas aqui elas coexistem. As técnicas deinteração para RV foram classificadas em quatro categorias principais, de acordo com a tarefa realizada pelo usuário: técnicas para seleção e manipulação, para controle do sistema, para navegação e de entrada simbólica. Esta classificação foi definida em Bowman (2004), e tem sido amplamente aplicada pela comunidade de interface homem-máquina. Apresentamos os principais ambientes de hardware esoftware que podem ser utilizados para Aplicações de Realidade Virtual. Foram abordados aspectos relacionados aos equipamentos e aos pacotes de controle que formam os sistemas hápticos e apresentadas algumas aplicações que os utilizam.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. FUNDAMENTOS DE REALIDADE VIRTUAL 5
2. ISSO É REALIDADE VIRTUAL OU REALIDADE AUMENTA? 7
3. MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERAÇÃO 9
3.1.TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO 9
3.2. TÉCNICAS DE INTERAÇÃO PARA CONTROLE DO SISTEMA 9
3.3. NAVEGAÇÃO 10
4. AMBIENTES DE HARDWARE E SOFTWARE 11
5. APLICAÇÕES 12
5.1. DISPOSITIVOS HÁPTICOS 12
5.1.1. Sistemas Hápticos Desenvolvidos 14
5.2. JOGOS E ENTRETENIMENTO COM REALIDADE VIRTUAL 15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
ANEXOS 19

INTRODUÇÃO
Este trabalho visa à apresentação da Realidade Virtual(RV), que é de uma forma simplificada, uma interface que simula um ambiente real, onde permite que o usuário interaja com esse ambiente, podendo utilizar seus sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) para manipular, visualizar e explorar os dados em tempo real em um ambiente tridimensional gerado por computador, utilizando canais multissensoriais.
Uma das áreas que utilizam esse recursocom mais frequência é a medicina, tendo como sua maior vantagem a simulação de procedimentos médicos e a capacitação de novos profissionais, onde esses dispositivos simulam um ambiente com as sensações sentidas durante os procedimentos, manuseando os instrumentos médicos.
Grandes hospitais e clínicas já se tornaram adeptos a essa tecnologia, proporcionando assim o bem-estar aos seus pacientes eagilizando sua recuperação.
Essas aplicações são possíveis graças à combinação de ambientes de hardware e software, onde utilizamos os dispositivos de saída para enviar estímulos aos sentidos humanos e os dispositivos de entrada para receber os estímulos dos usuários, o que possibilita a integração dos usuários com os mundos virtuais.
A tendência é o aparecimento de ambientes virtuaistridimensionais genéricos, acessíveis por microcomputadores padrão pela internet, tais ambientes genéricos não têm um objetivo específico, fica a cargo de seus participantes (“habitantes”) decidirem se utilizarão sua infraestrutura para fins de comunicação (como pontos de encontro, propaganda, etc.), entretenimento (como jogos, exibições, etc.), comerciais (venda de conteúdo ou serviços dentro do...
tracking img