Realidade tecnologica no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A REALIDADE TECNOLÓGICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Prof. Fabio Andrade
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Resumo

Criou-se um banco de dados usando a digitalização de imagens radiográficas para salvá-las da deterioração do tempo e, também, tornar mais ágil sua manipulação pelos profissionais que asutilizam. Foi criado um banco de dados que torna possível o armazenamento dos dados clínicos de cada paciente e, vinculadas a esses dados, suas respectivas imagens digitalizadas, com o propósito de ensino e pesquisa. Os elementos que compõem o banco de dados foram determinados por meio de pesquisa feita com os professores do Departamento de Radiologia da Santa Casa . Conseguiu-se elaborar um sistema quecontém dados e imagens, de baixo custo e de fácil manipulação.

Palavra- chave : Tecnologia por imagem , A realidade tecnológica no ambiente de trabalho .

1. Introdução
O Serviço de Radiodiagnóstico da santa casa conta com um arquivo de ensino, no qual foram inseridas radiografias ao longo das últimas décadas pelos médicos e residentes, por serem de especial interesse para oensino da radiologia, estudo de casos, discussão e divulgação, seja com apresentação em congressos ou publicações científicas. Essas radiografias são arquivadas por códigos, cada um representando um órgão ou região do corpo humano (por exemplo: pulmão, código 11; crânio, código 08; coração, código 02), e também por alterações encontradas, que são os subitens (por exemplo: lesões aórticas, código02.06; tumores de face, código 08.08; tuberculose, código 11.11). Uma parte desse material já foi perdida, em decorrência de problemas com a sua conservação, mofo, umidade e manuseio inadequado.
O trabalho refere-se à produção de material instrucional para o ensino da radiologia, possibilitando seu uso por meio de computadores.
Sua proposta é a digitalização das imagens radiográficas e ogerenciamento dos dados a elas relacionados, em primeiro lugar, para salvá-las da deterioração do tempo (mofo, umidade, etc.) e, em segundo lugar, para tornar mais ágil o manuseio dessas imagens pelos profissionais que as utilizam. A organização das imagens obtidas e dos dados clínicos associados para manipulação com fins de ensino e pesquisa é de fundamental importância.
Foi criado, com o auxílio deprogramas disponíveis no mercado para gerenciamento de dados, um banco de dados que permite acessar dados do paciente e suas respectivas imagens através de um "menu" de consultas associado aos seus respectivos formulários de apresentação.
Essa tecnologia permite
A digitalização das imagens obtidas a partir dos exames de tomografia computadorizada (TC), ultra-sonografia (US), radiologiaconvencional (RX), medicina nuclear (MN) e mamografia, que compõem o Arquivo de Ensino do Serviço de Radiodiagnóstico .
A criação do banco de dados e elaboração de interface para gerenciamento das imagens e de outros dados obtidos, que poderão ser utilizados para o ensino da radiologia


2.Equipamento utilizado
Microcomputador do tipo PC® (IBM® compatível) com sistema operacional MSWindows ME® e programa para gerenciamento de banco de dados Access 2000®, ambos produzidos pela Microsoft®.
3. Digitalização das imagens
O arquivo digital foi gerado fazendo-se uso de uma câmera digital Sony Mavica® modelo MVC-FD73®. Para a obtenção das imagens, utilizou-se um negatoscópio, no qual as radiografias a serem digitalizadas eram fixadas e, ao seu redor, foi colocada uma "máscara" feitacom filme velado, com a finalidade de se evitar bordas de luz na imagem obtida. A imagem digitalizada era armazenada em disquetes, o que facilitou a sua manipulação e transporte. A câmera digital permite o armazenamento das imagens digitalizadas nos padrões BMP e JPEG. O padrão BMP possui qualidade de imagem um pouco melhor, porém ocupa um espaço físico 20 a 30 vezes maior que o padrão JPEG. O...
tracking img