Asinovacoestecnologicasnoambientedetrabalho Melhoriaouperigo 13656

1013 palavras 5 páginas
AS INOVAÇOES TECNOLÓGICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO: MELHORIA OU PERIGO?

Identificação:
Autor: João Carmelo Alonso
Titulação: Mestre
Área acadêmica de atuação: Docente da área de Direito do Trabalho na Universidade Metodista de Piracicaba/SP – UNIMEP - Orientador de Estágio no Juizado Especial Cível. Coordenador do Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho – UNIMEP. Advogado e Diretor Jurídico do Esporte XV de Novembro de Piracicaba.

Na esteira da rapidez das inovações tecnológicas, o atual mercado de trabalho está cada vez mais exigente com as empresas, especialmente no que se refere à modernização das ferramentas de trabalho e à atualização de seu corpo operacional, o que, de certa forma, pode ser entendido como um significativo avanço na área empresarial.

No entanto, esse mesmo avanço tecnológico em decorrência da melhoria no setor empresarial apenas reforça a tese de que os trabalhadores também deverão se qualificar e/ou especializar para galgar ou encontrar espaço no mercado de trabalho.

Não se pode omitir que, num cenário empresarial de competição global, as inovações tecnológicas no ambiente de trabalho são mais que necessárias, haja vista que as empresas que venham a pecar pela inércia – ou omissão – e não atualizarem suas ferramentas poderão se tornar ociosas ou defasadas e, sob essa ótica e num curto lapso de tempo, poderão ser descartadas do referido cenário via falência, mesmo sob a infértil justificativa de que toda mudança causa um desconforto no ambiente de trabalho.

No sentido etimológico da terminologia, inovação remete à idéia de novidade ou algo inédito e, assim, no contexto do ambiente de trabalho, a inovação pode sofrer certa resistência, pois não raras vezes os trabalhadores estão acostumados com uma realidade laboral já consolidada, que alcança nada mais que a satisfação própria.

Por outro lado, a implantação da inovação tecnológica nas organizações empresariais vem sendo definida como um processo de

Relacionados