Realidade socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Realidade Capitalista


O Capitalismo é um sistema voltado à economia onde o que se impera é a visão de lucro. Este sistema existe há séculos e temse solidificado cada vez mais principalmente nos países ocidentais onde a força da economia está nas mãos das propriedades privadas que operam com mão de obra baratatrazendo um número expressivo de ganhos através de sua produção em alta escala.
Esse é o sistema mais operado no mundo ocidental, ressalvado o sistemasocialista, que ainda é utilizado por alguns países como Cuba e China. Uma das suas características mais marcantes é a acumulação de capital, mas, mercado, preço esalário também contribuem como elementos característicos deste sistema além de fazer parte do contexto político, geográfico e cultural dos diversos momentoshistóricos.
Existe uma relação bastante recíproca entre a oferta e a procura, pois são esses dois fatores que determinam os preços a serem colocados no mercado eque automaticamente interferem na condição social das pessoas, tornando menor ou maior o poder compra dos indivíduos em especial os assalariados que detém um poderaquisitivo inferior aos demais trabalhadores gerando um desequilíbrio financeiro.
O capitalismo foi rigorosamente criticado por Karl Marx que declaravaexistir um antagonismo entre as duas classes da sociedade capitalista, de um lado a burguesia (empresariado) e do outro o proletariado (assalariado). Suas ideiasdiscordavam da desigualdade existente entre essas classes, e por isso, buscou um ideal de sociedade justa e de bem estar para todos que infelizmente não foi alcançado.
tracking img