Realidade aumentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito

Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da computação gráfica que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.

Hardware e SoftwareO tipo de equipamento (hardware) utilizado na RA pode ser o mesmo da realidade virtual, mas evitando empecilhos na movimentação do usuário. A potência é um ponto crítico, pois deve, dentre outras funções, simular objetos 3D (muitas vezes complexos e interativos) com perfeição, senão temos a sensação de realidade comprometida.
Com um hardware eficiente, precisamos complementar com um softwareadequado, igualmente potente e capaz. Os programas são os responsáveis por identificar o tipo de objeto a ser exibido, criar a projeção e lidar com as questões de interação possíveis. Para facilitar os processos, existem vários Frameworks livres (sem custo) na internet, como ARToolKit e MXRToolKit por exemplo.

O Código 2D (QR Code)

Atualmente, uma forma bem difundida de utilizar arealidade aumentada é com o uso de “marcadores” e web cams. Esses marcadores são códigos 2D, que transmitem
transmitem a aplicação todas as informações necessárias, desde o tipo de objeto que está armazenado, até as interações disponíveis.
Interessante notar que o QR Code não nasceu com esse propósito, ele deveria ser utilizado na marcação depeças de carros e em embalagens de produtos em geral, visto que os códigos de barra já não conseguem guardar todas as informações desejadas.
Um código de barra armazena cerca de 20 dígitos. O código QR é capaz de lidar com todos os tipos de dados, como numéricos, letras do alfabeto, Kanji, Kana, hiragana, símbolos, binários e códigos de controle. Mais de 7.089 caracteres podem ser codificados emum símbolo. (http://www.denso-wave.com/qrcode/qrfeature-e.html, visitado dia 10 de outubro, 10:50 AM).
Exemplo de código 2D
Como funciona
Temos alguns passos que ocorrem no processo de captação e exibição da realidade aumentada. Precisamos de algo com capacidade de armazenar dados a serem exibidos para um captador. Ai entram os mais conhecidos código 2D e web cam, mas podem ser outrosaparelhos que, inclusive, tenham as duas funções ao mesmo tempo, como um Iphone. 15
Além da parte física, precisamos de um software que interprete (entenda) os dados recebidos e possa trabalhar com a transmissão de objetos virtuais sob o ambiente real. Também é necessário um aparelho que possa mostrar as imagens geradas pelo software, como um monitor ou televisão.
Apenas vemos o objeto com avisualização pelo aparelho.

Aplicações atuais

Apoio a tarefas complexas em cirurgias, montagem e manutenção: inserindo informações adicionais no campo de visão, como tabelas, legendas informativas ou instruções durante um procedimento; visualizando objeto “escondidos”, como um Raio-X virtual, baseado em tomografia ou imagens oriundas de ultra-som em tempo real.
Dispositivos de navegação: emconstruções, como na manutenção de plantas industriais; em ambientes abertos, como em operações militares ou em desastres em carros ou aeronaves, através de visores dotados de RA integrados ao capacete do usuário.
Serviços militares ou de emergência, como sistemas trajáveis, instruções, mapas e informações de inimigos ou feridos.
Prospecção em hidrologia, ecologia ou geologia, mostrando informaçõesespecíficas sobre o terreno ou mapas tridimensionais.
Visitação aprimorada, legendas ou textos históricos referentes a objetos ou locais vistos, ruínas ou paisagens reconstruídas (dados que, se combinados a uma conexão à internet sem fio, proporcionam uma vasta quantidade de informações).
Simulação, tal como de vôo ou de mergulho.
Colaboração de times distribuídos (à distância): conferências...
tracking img