Realidade aumentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Realidade Aumentada

Definição
Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico . Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.
A Realidade Misturada, misturando oreal com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual.  Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada.

A definição de Ronald Azuma(pesquisador científico) sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita.Azuma disse que: “Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.
Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que:
• combina elementos virtuais com o ambiente real;
• é interativa e tem processamento em tempo real;
• é concebida em três dimensões. “

Origem
A RealidadeAumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Quando os códigos de barras não estavam mais cumprindo (com perfeição) a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura, foram criados os códigos em duas dimensões, permitindo assim um maior armazenamento de informações.

Os códigos bidimensionais são os responsáveis pela possibilidade de projetarobjetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

Funcionamento
Três componentes básicos sãonecessários para a existência da Realidade Aumentada:
1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

Tipos de Realidade Aumentada
Os sistemas de realidade aumentada podem serclassificados conforme o tipo de display utilizado, dando origem a quatro tipos de sistemas:
• Sistema de visão ótica direta;
• Sistema de visão direta por vídeo;
• Sistema de visão por vídeo baseado em monitor;
• Sistema de visão ótica por projeção.
 
O sistema de visão ótica direta utiliza óculos ou capacetes com lentes que permitem o recebimento direto da imagem real, aomesmo tempo em que possibilitam a projeção de imagens virtuais devidamente ajustadas com a cena real. Uma maneira comum de se conseguir essa característica é usar uma lente inclinada que permita a visão direta e que reflita a projeção de imagens geradas por computador diretamente nos olhos do usuário.

O sistema de visão direta por vídeo utiliza capacetes com microcâmeras de vídeo acopladas. Acena real, capturada pela microcâmera, é misturada com os elementos virtuais gerados por computador e apresentadas diretamente nos olhos do usuário, através de pequenos monitores montados no capacete. 
 
O sistema de visão por vídeo baseado em monitor utiliza uma webcam para capturar a cena real. Depois de capturada, a cena real é misturada com os objetos virtuais gerados por computador eapresentada no monitor. O ponto de vista do usuário normalmente é fixo e depende do posicionamento da webcam. 

O sistema de visão ótica por projeção utiliza superfícies do ambiente real, onde são projetadas imagens dos objetos virtuais, cujo conjunto é apresentado ao usuário que o visualiza sem a necessidade de nenhum equipamento auxiliar. Embora interessante, esse sistema é muito...
tracking img