Reagente de dragendorff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE QUÍMICA - IQ
FACULDADE DE FARMÁCIA – FF
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA 1
DOCENTE: CLÁUDIO CERQUEIRA LOPES







REAGENTE DEDRAGENDORFF






Mariana de Rezende Silva
DRE:110082788




Rio de Janeiro
2011
Denomina-se reagente qualquer produto químico quando utilizado para modificar o modo ou a natureza dasubstância em exame dando lugar a formação de novos produtos de propriedades estáticas facilmente perceptíveis. O reagente pode provocar, seja desprendimento de gás, dissolução ou precipitação, podetambém provocar mudança de cor, cheiro característico entre outras mudanças.
Uma condição especial que o reagente deve oferecer é ser quimicamente puro, do contrário poderá apresentar falsasindicações.
Chamam-se reagentes gerais aqueles que apresentam o mesmo tipo de reação para substância de uma mesma natureza. Os reagentes especiais são aqueles que apresentam o mesmo tipo de reação quando reagemcom substâncias do mesmo grupo ou função. Quando os fenômenos determinados pelo reagente são específicos para certa substância, diz-se que o reagente é característico dessa substância. Porém oreagente que é capaz de analisar amostras em quantidade de até um para um milhão (1:106 - ppm) é qualificado como sensível.
Neste trabalho deseja-se apresentar um tipo específico de reagente especial, oreagente de Dragendorff. Esse reagente é uma solução de iodeto de bismuto do potássio, K(BiI4), em ácido diluído e forma precipitados laranja avermelhados quando em contato com alcalóides e compostosnitrogenados. Como trata-se de uma reação não específica para alcalóides, resultados falso-positivos são comuns, devendo o material ser submetido a uma extração ácido-base para a confirmação dapresença e extração dos alcalóides. Dessa forma, após a extração com etanol, seguida da extração ácido-base, a fração orgânica resultante é submetida a uma cromatografia de camada delgada ou de papel e...
tracking img