Rato virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento 1 – TREINAMENTO PARA O USO DO ALIMENTADOR

Objetivo:
O objetivo do experimento foi, fazer com que o rato desenvolva uma associação entre o som e o alimentador.

Sujeito.
Foiutilizado neste experimento um rato de laboratório, fornecido através do programa virtual de treinamento Pro Sniffy.

Material

Neste experimento foram utilizados:
1 – Programa Pro Sniffy em ummicrocomputador compatível para o desenvolvimento do programa.
2 – No programa utiliza-se a Caixa de Skinener, composta por um espaço quadrado em que o rato desenvolve determinados comportamentos e quecontém na parede do fundo da caixa um bebedouro, um comedouro, uma barra para fornecimento de comida, uma luz, uma caixa para emissão de som, as paredes laterais são feitas de metal, a parede da frentede vidro transparente e o chão é feito de barras próximas de metal.
3 – O programa apresenta ainda na mesma tela: um quadro de Associações Operantes, um quadro de Registro Cumulativo de Comportamentose um quadro do Assistente de Laboratório.

Método

Inicialmente foram ligados os micros e encontrado o programa Pro Sniff.
Realizou-se uma leitura dos objetivos do experimento e do material aser utilizado como as tabelas de descrição dos comportamentos e de registros dos comportamentos.

Resultados:
O rato desenvolveu a associação entre o som e o alimento.




Discussão:
Osprimeiros comportamento do rato foram: andar aleatoriamente na caixa, subir pela parede, coçar-se, cheirava o ambiente, dentre outros comportamentos.
Para iniciar o experimento, o qual tinha comoproposito, fazer com que o rato associasse a som a comida, foi feito o seguinte: toda vez que o rato se aproximava do comedouro, era liberado uma pelota de ração e simultaneamente era emitido o som dacampainha.
Conforme descrito na teoria de Pavlov, a comida pode ser considerada estimo ambiente e o som estimulo neutro, pois neste caso, não pode gerar no rato o comportamento proposto pelo experimento....
tracking img