Raio x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Raios X

















Curso de Graduação em Enfermagem












Raios X
Aline Maria Moraes
Felipe dos Santos Acácio
Paloma Costa Borges

























Curso de Graduação em Enfermagem
Aline Maria Moraes
Felipe dos Santos Acácio
Paloma Costa Borges











Raios X





Trabalho apresentado aoProfessor Waldemiro Souza Romanha,
da disciplina Sistematização de Bases Moleculares aplicada
a Enfermagem, da turma 4ENF31A do curso
de Graduação de Enfermagem









Sumário



Introdução
1- Desenvolvimento
2- Descoberta dos Raios X
2.1 - Raios X
2.2 - Raios Catódicos e Raios Lenard versus Raios X
2.3 - O fortuito 08 de novembro de 1895
2.4 - As duasprimeiras comunicações
2.5 - O que mais, além do acaso?
2.6 - Por que envolver o tubo com uma cartolina preta?
2.7 - A repercussão imediata
2.8 - Como os raios X são produzidos
2.9 - Os Raios X e a Tabela Periódica
3- Como Funciona Uma Máquina De Raios X
3.1 - Os ambientes emprega os raios-x
4- Raios X - Benefícios para Medicina

5- Avanços provenientes dos Raios X
6- Conclusão
7- BibliografiaIntrodução






Assim como muitas das grandes descobertas do ser humano, a tecnologia dos raios X foi inventada completamente por acidente. Um físico alemão chamado Wilhelm Rontgen fez uma descoberta enquanto fazia uma experiência em seu laboratório.
A extraordinária descoberta de Rontgen possibilitou um dos maiores avanços na história humana.A tecnologia dos raios X permite que os médicos vejam através dos tecidos humanos e examinem, com extrema facilidade, ossos quebrados, cavidades e objetos que foram engolidos. Procedimentos com raios X modificados podem ser usados para examinar tecidos mais moles, como os pulmões, os vasos sangüíneos ou os intestinos.
Cerca de 20 anos após a descoberta dos raios X, a Sociedade Rontgenpublicou as primeiras recomendações de proteção para os trabalhadores. "Foi o início da constituição da radioproteção ou proteção radiológica, campo de estudos dos efeitos nocivos das radiações ionizantes", destacam os estudiosos. "Nos anos seguintes ao descobrimento das radiações ionizantes, foram muitos os avanços tecnológicos no processo de otimização do seu uso e produção, assim como nos estudossobre seus efeitos no homem".








































1. Desenvolvimento

Wilhelm Konrad Rontgen
(1845-1923)

Nascido a 27 de março de 1845 em Lennep, no Baixo Reno, Wilhelm Conrad Rontgen, filho único de um comerciante têxtil alemão e mãe holandesa. ele viveu seus primeiros 3 anos, quando a família então mudou-se paraAppeldoom, Holanda, em 1848. Holandês, foi a primeira língua por ele aprendida, sendo falada sempre em casa durante toda a sua infância. Em agosto de 1862, ele separou-se dos pais para prosseguir seus estudos na escola técnica de Utrecht, Holanda. Durante este período ele aprenderia, dentre outras matérias, o inglês, francês, e o alemão, sua "língua paterna". Rontgen não foi o que se poderia chamar dealuno exemplar, e na matéria de física chegou a receber um conceito de "zeer slecht" (muito ruim). Rontgen iniciou seus estudos na Holanda, país de origem de sua mãe. Foi depois para a Suíça, onde se formou na Escola Politécnica de Zurique, em 1866. No ano de sua chegada em Zurique, 1866, ele conheceu Anna Bertha Ludwig, com quem casaria em 19
de janeiro de 1872. Um casamento feliz, sem filhos, quedurou até a morte de Bertha em Munique, em 1919.
Teve como professor o físico e matemático R. J. E. Clausius (1822-1888), um dos fundadores da termodinâmica, cujas aulas despertaram nele o interesse pela física. Em seguida foi para Wurzburg e tornou-se assistente de August Kundt (1839-1894), físico alemão conhecido pela invenção de um método para determinar a velocidade do som nos gases....
tracking img