Conversores cccc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Conversores CC-CC são sistemas formados por semicondutores de potência operando com chaveamento, e por elementos passivos, normalmente indutores e capacitores que tem por funçãocontrolar o fluxo de potência de uma fonte de entrada para uma fonte de saída, adaptando tensão de entrada e saída conforme especificado em projeto, responsável por controlar o fluxo de potência da fonteE1 para a fonte E2.
Figura1.
Para implementar o conversor existem algumas etapas a ser seguidas:
- Dimensionamento dos interruptores;
- Projeto do Indutor;
- Dimensionamento do Diodo;
-Circuito de Controle;
- Especificações do banco de Capacitores;
Há três maneiras para fazer a implemetação de um conversor, ele pode ser do tipo Boost, Buck ou Buck-Boost. O conversor Boost operacontrolando o fluxo de potência da fonte E1 para a fonte E2 como elevador de tensão, já o Buck opera como abaixador de tensão. O conversor Buck-Boost opera como elevador ou como abaixador de tensão variandoconforme a tensão de entrada. Todos os conversores possuem tensão de saída constante.

2 CONVERSOR BOOST
O Boost é um conversor elevador de tensão, caracterizado por ter entrada em corrente esaída em tensão. Pode operar no modo de condução contínua ou descontínua, sendo que no primeiro apresenta pouca distorção e é preferencialmente seu modo de operação usual. Pode manter a tensão de saídaregulada, sendo utilizado como pré-regulador. Além disso, também é utilizado para correção do fator de potência. São também empregados em em fontes de alimentação e para o controle de velocidade demotores de corrente contínua.

Figura 2.
O circuito do conversor tem duas etapas de funcionamento: a primeira etapa consiste quando o interruptor está fechado (chave Ch), está é a etapa deacumulação, o diodo D está inversamente polarizado e pode se desconsiderado. O indutor L é carregado com a tensão E1 da fonte de entrada.
A segunda etapa consite quando o interruptor estiver fechado, fase...
tracking img