Teoria do caos / efeito borboleta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do Caos

Etimologia: A origem desta palavra vem do grego, "cháos", que tem como significado desordem, confusão.
A usavam quando queriam re referir a um vasto abismo ou umgrande vazio.
A idéia central da teoria do caos é que: pequenas mudanças no inicio de um evento podem trazer grandes consequências futuramente.
A teoria do caos surgiu em 1995,quando o cientista Edward Norton Lorenz , na época com cerca de 38 anos, começou a trabalhar no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), no departamento de meteorologia. Asprevisões estatísticas do tempo eram previstas por equações lineares (com constantes). Lorenz, não satisfeito com esse método, propôs a utilização de equações não lineares, ou seja , aoinvés das constantes multiplicarem as variáveis, as funções multiplicariam. tais equações geram um modelo mais próximo da realidade.
No final da década de 1950, Lorenz parou umprocessamento ao meio e, ao retomá-lo, percebeu que os resultados não eram os mesmos do processamento anterior. Eram parecidos no instante inicial e totalmente diferentes no resultadofinal. Ele denominou isto como Caos.

Efeito borboleta:
É um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pelaprimeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e,assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos sãoanalisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta.
tracking img