Raio x e o corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esater – Centro de Formação Tecnológica
Curso – Radiologia
Turma – RN 11.1

Pacs/Psf

Equipe:
Cristiana da Siva Dias Eliete Oliveira de Carvalho Grece Kelle de Oliveira Pimentel Taís de Assis Santos Vieira Thairone Bezerra de Souza

Feira de Santana, Bahia
Maio /2011

SumárioIntrodução-------------------------------------------------------------------------------------- 3
Desenvolvimento ----------------------------------------------------------------------------- 4
Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------11
Referências ------------------------------------------------------------------------------------12

Introdução

A origemdo Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção e proteção da saúde , prevenção de doenças, reabilitação e atençãointegral às pessoas. Traz, muitos e complexos desafios a serem superados para consolidar-se enquanto tal. Portanto, na reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada. Estes pressupostos, produzindo assim um impactopositivo na orientação, calcado na supervalorização das práticas da assistência curativa, especializada e hospitalar, e que induz ao excesso de procedimentos tecnológicos e medicamentosos e, sobretudo, na fragmentação do cuidado, encontra, em relação aos recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), um outro desafio.
No Brasil a origem do PSF remonta criação do Programa de AgentesComunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de reforma do setor da saúde, desde a Constituição, com intenção de aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde e incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde. Em 1994 o Ministério da Saúde, lançou o PSF como política nacional de atenção básica, com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistênciaprimária baseada em profissionais médicos especialistas. Atualmente, reconhece-se que não é mais um programa e sim uma Estratégia para uma Atenção Primária à Saúde qualificada e resolutiva.
Percebendo a expansão do Programa Saúde da Família que se consolidou como estratégia prioritária para a reaorganização da Atenção Básica no Brasil fica estabelecido que o PSF é a estratégia prioritária doMinistério da Saúde para organizar a Atenção Básica — que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, equidade, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.
Como conseqüência de um processo dedes_hospitalização e humanização do Sistema Único de Saúde, o programa tem como ponto positivo a valorização dos aspectos que influenciam a saúde das pessoas fora do ambiente hospitalar.
Desenvolvimento
Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)
Programa Saúde da Família (PSF)

O que é PACS/PSF?

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modeloassistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Em 1994 o Ministério da Saúde, lançou o PSF como política nacional de atenção básica. A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes...
tracking img