Raio de luz e feixe de luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Raio de luz e feixe de luz

Raios de luz são linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o
Sentido da propagação da luz.

Um conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz. Este pode ser convergente,
Divergente ou paralelo.

Meios ópticos

Considere um feixe de raios luminosos incidindo em uma superfície de separação entre dois meios (1 e 2), plana e homogênea.Desprezando-se a natureza do meio 2, ocorrem, simultaneamente, os fenômenos da reflexão regular, reflexão difusa, refração e absorção da luz. 
Em física, estudamos esses fenômenos separadamente para facilitar o entendimento desses conteúdos, que são bastante complexos. 

Reflexão Regular 

Quando um feixe de raios paralelos incide sobre uma superfície polida, propagando-se no meio 1, este retornapara o meio (1) sem perder o paralelismo. 
[pic]
Reflexão regular da luz 
Reflexão Difusa 
O feixe de raios paralelos provenientes do meio (1) atinge a superfície de separação com o meio (2) perdendo seu paralelismo e sendo espalhado em todas as direções. 

[pic]
Reflexão difusa da luz 

Refração 

A luz, proveniente do meio (1), atravessa a superfície de separação entre os dois meiose passa a se propagar no meio (2), sendo a luz, em geral, desviada, assumindo uma direção bem diferente da direção de propagação no meio (1). 
[pic]
Refração da Luz 
 
Absorção 

A luz proveniente do meio (1) atinge o meio (2), porém, não retorna ao meio de propagação inicial e nem passa a se propagar no meio (2). Essa luz, por se tratar de energia, é absorvida pele superfície. 
[pic]Absorção da luz 
Fontes de Luz

Nos meios de comunicação a iluminação pode fazer-se com fontes de luz natural (luz do dia- sol ) ou luz artificial (lâmpadas e refletores)
Se considerarmos que a luz branca é um conjunto de uma grande variedade da radiações monocromáticas mais ou menos equilibradas em número e intensidade, deveríamos admitir também que as proporções entre as distintas radiaçõespoderiam variar, podendo considerar espectros que contenham maior ou menor proporção de uns ou outros tipos de radiações.
Sendo assim a proporção das radiações vermelhas, verdes, azuis, etc., das fontes de produção de luz, pode ser diferente para cada destas fontes.

Princípio de Propagação Retilínea da Luz


A luz propaga-se em linha reta. Há vários exemplos que comprovam esse princípio, como aobservação do caminho percorrido pela luz que sai de um projetor de filmes. Outro exemplo é a câmara escura de orifício, que consiste numa caixa com um furo numa das faces (como se fosse uma máquina fotográfica bastante rudimentar). Esse furo permite a entrada de luz projetando uma imagem dentro da câmara na face oposta ao furo.

A máquina fotográfica da imagem acima é uma câmara escura deorifício aperfeiçoada, pois usa uma lente para obter imagens de melhor qualidade.

O funcionamento de uma câmara escura de orifício está diretamente ligado ao princípio de propagação retilínea da luz, como mostra a figura 1.

Colocando um objeto (o) em frente ao orifício, sua imagem (i) aparecerá invertida no anteparo. A face do fundo permite ao observador ver a ocorrência dessa imagem, por setratar de um papel vegetal, que será cada vez menor quanto mais afastado se encontrar o objeto (o).
[pic]
Figura 1: a imagem formada na face oposta à face do furo é invertida

Na figura temos:

o é o comprimento do objeto colocado diante da câmara;
i é o comprimento da imagem formada numa face da câmara;
p é a distância do objeto à câmara;
p’ é a profundidade da câmara.

Eclipse LunarAo longo da história, os eclipses fascinam a humanidade, causando temor e admiração. 

Eclipse é um termo de origem grega que significa desmaio ou abandono, que se refere ao obscurecimento da luz ao se observar a Lua ou o Sol durante esse fenômeno. 
Os antigos chineses, babilônios e gregos, já haviam observado e registrado eclipses que constituem marcos que ajudam a vincular a astronomia com...
tracking img