Raid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO PARA UMA LOJA DE INFORMÁTICA
LOJA-TIPO Média Dimensão Boa Localização Dois empregados Investimento inicial – 12 mil contos (59.8 mil euros)

O Mercado Os consumidores típicos de computadores e outro material informático podem dividir-se nos seguintes segmentos: Indivíduos/Famílias, Empresas com até 30 PCs e Empresas com mais de 30 PCs. Para os indivíduos, o essencial é que o computadorcomprado seja bom, actual, capaz de suportar os programas mais variados, desde contabilidade financeira até jogos electrónicos. Este segmento compra normalmente em Agosto com o subsídio de férias ou no Natal. Outro período importante é em Setembro. Com o regresso à aulas, os pais gostam de oferecer computadores aos filhos, para que estudem melhor. As empresas até 30 PCs são as micro empresas, aspequenas e as médias empresas. Apesar de lhes interessar um bom preço, um dos factores críticos de decisão é a fiabilidade da máquina, pois não se podem dar ao luxo de ter problemas no meio de um projecto, por exemplo, quando estão a trabalhar para garantir um deadline. As empresas com mais de 30 PCs, normalmente as grandes empresas ou empresas médias de alguma dimensão, exigem essencialmentefiabilidade e capacidade de resposta, dirigindo geralmente as suas atenções para as grandes marcas. Para a nossa loja, os dois primeiros segmentos são os mais importantes, não estando muito vocacionada para responder ao último segmento, o das grandes empresas.

O Produto Não vale a pena pensar-se em produtos muito avançados, com os recursos disponíveis. É preciso manter o foco e conseguir os produtosque satisfaçam os clientes dos nossos segmentos-alvo. Assim, os produtos da nossa loja deverão ficar-se pelos softwares e consumíves, produtos informáticos que não tenham valor acrescentado (como as impressoras de gama baixa, os portáteis de gama baixa, etc.), e outros que tenham muita rotatividade. Interessam também produtos com os quais se consiga valor acrescentado através da assemblagem e daassistência técnica especializada, bem como apoio informático genérico, que os clientes geralmente pedem. A competência técnica é, portanto, um factor crítico.

Loja de Informática CS-GEI-06

1

O Preço Para que a nossa loja tenha sucesso, é importante que os nossos preços sejam competitivos, mas se entrarmos em concorrência directa com as grandes lojas e as grandes superfícies, com base nopreço, estamos destinados a perder. A diferenciação e a capacidade de competir não está aqui. Há que manter as margens (que podem ir dos 5% aos 25%, dependendo dos produtos) ou arriscamonos a não sobreviver. Nos dias que correm, um bom preço para um Pentium III 733Mhz com 128 MB de RAM, 20GB de disco rígido, placa gráfica de 32MB e monitor de 17" andará à volta dos 270 contos (€1346), IVAincluído.

A Distribuição O local que escolhemos para a nossa loja é um local visível mas não muito, pois esse factor não parece ser dos mais importantes. Tentaremos afastar-nos dos centros comerciais, que podem ser uma dispendiosa fonte de problemas e certamente que não iremos para as zonas mais movimentadas de Lisboa e Porto, cujo custo do espaço é proibitivo. Apontamos para zonas médias, não tãocaras, mas não longe dos consumidores. É também importante, nesta altura, a presença na Internet. Os domínios “ponto com” são mais fáceis de obter que os domínios “ponto pt”, que são atribuídos pela Fundação para a Computação Científica Nacional e custam cerca de 14 contos (70 euros). Os registos “.com” custam cerca de USD$70 e conseguem-se no domínio: http://www.networksolutions.com. Para servir deponto de distribuição, o site deverá ser dinâmico e apelativo. Caso contrário poderá sempre servir de promoção.

A Promoção Para além da já quase inevitável promoção na Internet, o design e a aparência da loja poderão ser o melhor factor de promoção que temos. Para além disso, uma técnica corrente, e também talvez inevitável, é uma política constante e trabalhosa de campanhas de preços baixos,...
tracking img