Rafting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Desbravar belas corredeiras descendo a bordo de um bote. Esse é o rafting, um esporte radical que mistura adrenalina com segurança, e que pode ser praticado por qualquer pessoa. Por ser praticado em equipe, proporciona a toda família ou a um grupo de amigos o prazer de desenvolverem uma atividade juntos. A amizade e o companheirismo são as grandes armas do rafting Existem váriosgraus de dificuldade, para todos os gostos, por isso, qualquer um pode se arriscar de acordo com sua vontade. O grande aumento do número de praticantes de rafting é resultado do crescimento de empresas especializadas e da grande veiculação do esporte na mídia

RAFTING-CANOAGEM

EQUPAMENTOS DO RAFTING

O bote tem de estar de acôrdo com os objetivos do grupo. Com características diferentes, osvários tipos de bote possibilitam ao grupo escolher qual o modelo mais indicado para cada tipo de corredeira.

Ele é feito de um material resistente, o hypalon. Esse tecido é uma mistura de fibra de poliéster e reoprene. O tamanho varia entre 3,65m até 5,50m. Quanto maior o tamanho do bote melhor a estabilidade.

Os itens de segurança são fundamentais no rafting. Os capacetes devem apresentarregulagem interna, para acomodar os diversos tamanhos de cabeça.

O modelo ideal de colete salva-vidas para o Rafting deve ter uma alta flutuação (o ideal é flutuar uma pessoa até 160 Kg), sistema de fechamento com presilhas reguláveis, um flutuador para cabeça.

Outro item fundamental é o cabo de resgate, que é uma corda elástica com aproximadamente 20 metros.

Os remos utilizados devem ser omais leve e resistente possível.

O comprimento dos remos é de 60 polegadas.

HISTÓRIA DO RAFTING

A primeira viagem de barco em corredeiras foi registrada em 1869, quando John Wesley Powel organizou a primeira expedição no Rio Colorado, nos Estados Unidos. Os aventureiros não tinham técnicas para manobrar os barcos nas corredeiras e tiveram problemas de capotamentos e choques em pedras.A história moderna do rafting teve início em 1842, quando Lieutenant John Fremont, do exército, fez suas primeiras expedições utilizando um barco desenhado por Horace H. Day. O barco possuia quatro compartimentos separados. O nome desse bote era Air Army Boats.

Em 1986, Nataniel Galloway revolucionou as técnicas de rafting mudando a direção do assento do bote, que passou a ficar virado parafrente possibilitando encarar de frente as corredeiras e facilitando as manobras.

Durante as duas grandes guerras mundiais, o exército americano passou a reutilizar os botes de borracha, mas dessa vez como botes salva-vidas. Mas foi depois da II Guerra que o rafting teve um grande impulso. Aventureiros na América do Norte passaram a usar os botes excedentes no exército, muito similares aos botesde hoje.

No Brasil, a história do rafting é mais recente. Os primeiros botes para corredeiras chegaram em 1982, quando foi montada a primeira empresa brasileira de rafting: a TY-Y expedições, que no início operava no Rio Paraibuna do Sul e Rio Paraibuna, ambos em Três Rios no Rio de Janeiro.

Tornou-se conhecido na Europa e nos Estados Unidos nos anos 70, quando alguns aventureiros resolveramradicalizar e descer rios usando botes salva-vidas.

A palavra rafting vem do inglês raft, que significa balsa. O rafting é um esporte radical que se caracteriza pela descida de rios com corredeiras remando a bordo de um bote inflável de borracha.
Os praticantes montam equipes, que normalmente tem entre cinco e oito pessoas, com o objetivo de superar os obstáculos naturais do percurso, comopedras, corredeiras e quedas d'água. O esporte exige espírito de equipe e de coletividade, uma vez que todos remam e, a partir desta união, conseguem superar os desafios. Os obstáculos aliados ao volume de água e a região onde se encontra o rio (serra, planalto, montanha), caracterizam os níveis de dificuldades do rafting, que vão do I ao VI, indicados para iniciantes até equipes profissionais....
tracking img