Artigos cientificos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇAO DAS HIPÓTESES ESCRITA NAS CRIANÇAS

INTRODUÇAO

Este trabalho será iniciado com o conceito de alfabetização no sentido pleno da palavra que de acordo com Magda Soares a alfabetização requer uma interpretação mais especifica no qual o individuo entenda a mecânica do codificar e decodificar palavras, ou seja, a representação de grafemas em fonemas evice-versa, como também os processos de compreensão e expressão dos significados que a língua oral e escrita possuem no mundo ao qual o individuo está inserido. A autora também leva em consideração os determinantes sociais em que o sujeito se encontra para se alfabetizar e as características culturais, econômicas e também tecnológicas.
Dentro dos processos de alfabetização existem especificidadesacerca de como ocorre cada etapa de construção do conhecimento e aprendizagem da leitura e escrita. Essas especificidades são as hipóteses construtivas que levarão o sujeito a percorrer o longo caminho e a refletir sobre a escrita, compreendendo o funcionamento do sistema alfabético.
Atualmente estamos passando por momentos de transformações e idéias das praticas pedagógicas relacionadas àalfabetização, em detrimento das pesquisas ocorridas a partir da década de 80 para cá. Através desses estudos e pesquisas da psicogênese da língua escrita Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Luria entre outros, percorreram um longo caminho até chegar a conclusões bem especificas a respeito da evolução da alfabetização e como funciona a estrutura lingüística e a forma como ela é utilizada na sociedade. Chegandoa um consenso Ferreiro e Teberosky adotam o mesmo posicionamento sobre a construção da escrita da criança (individuo), na qual o desenvolvimento cognitivo é levado em consideração, pois a criança é um ser que pensa e vai assimilando e transformando a informação em conhecimento.
É no modelo construtivista que Ferreiro e Teberosky explicitam suas pesquisas como também seus estudos, mas foi combase na teoria Piagetiana que essas pesquisas tiveram sua fundamentação.
Hoje sabemos que os conteúdos escolares não são mais aprendidos pelo método de memorização, requerendo uma construção conceitual mais ampla. Por isso o modelo construtivista é que norteia as pesquisas sobre a concepção da língua escrita. De acordo com Weisz (1999, p.1) “a de que o conhecimento prévio do aprendiz é à base denovas aprendizagens – não significa a crença ou defesa de pré-requisitos”. No construtivismo o conhecimento não é gerado do nada, mas será transformado a partir do que a criança já possui.
O processo de leitura, escrita e linguagem oral no construtivismo não se desenvolve separadamente e que os contextos culturais e sociais implicam no processo de alfabetização inicial.
Vivemos em umasociedade recheada e informações escritas convencionais e não convencionais tais como respectivamente: jornais, revistas, livros, literatura de cordel, rótulos de alimentos, panfletos informativos, placas de transito que permeiam formas de classificação e interação com as informações textuais.

Entre os conhecimentos transmitidos pelos adultos e assimilados pela criança, devemos incluir a linguagemescrita dos livros e sua diferença com relação à linguagem da conversação, a informação sobre convenções do material impresso e as maneiras de denominá-las, a simulação de um ato de leitura, a identificação de cartazes, signos e materiais impressos presentes no ambiente, e o conhecimento sobre as funções que o adulto outorga a um escrito. (TEBEROSKY, 2003; COLOMER, 2003, p. 18).

Por isso acriança mesmo sem saber codificar e decodificar palavras já possui algum conhecimento da leitura dos símbolos e sinais gráficos que ela vê , observa e pensa , sendo importante na construção do conhecimento da sua hipótese lingüística. Segundo Fontana (1997, p178) “Nas relações que mantém com a escrita no ambiente em que vive a criança elabora e testa hipóteses acerca da lógica de seu funcionamento”....
tracking img