Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Seminário de Psicologia Social
A Estrutura Manicomial e a Promoção da Saúde Mental

Danielle Cremonesi – RGM: 16759-2
Patrícia Lima – RGM: 17308-8
Maria Elza – RGM: 17462-9
Renata Fernanda – RGM: 18053-0
Claudinéia Cunha – RGM: 18363-6

Curso: Psicologia 4º Semestre – Campus Anália Franco

São Paulo, Novembro de 2010
[pic]

Seminário de Psicologia Social
A estruturamanicomial e a promoção da saúde mental

Seminário entregue e apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, Graduação em Psicologia sob a orientação do Mestre Claudio Cobianchi.

São Paulo, Novembro de 2010
Sumário

1. Apresentação 4

2. Ponto de investigação 5

3. Desenvolvimento Teórico do Ponto investigado 6

4. Resultado da investigação 114.1 Organograma 11

4.2 Colônia dos Dependentes Químicos 13

4.3 Unidade Normativa II - Pacientes Crônicos 14

4.4 Normativa I -Unidade Masculina 16

4.5 Organograma das atividades masculinas 17

4.6 Colônia Feminina 18

5. Desenvolvimento do Roteiro Apresentado em Psicologia Social II 20

6. Metodologia 23

6.1 Filmes 24

6.2Livros 26

Considerações Finais 28

Tipos de Neuroses 36

Depoimento dos componentes do grupo 40

Maria Elza de Oliveira 40

Renata Fernanda 41

Claudinéia Cunha 42

Patrícia Lima 43

Danielle Cremonesi 45

Referencias bibliográficas 47

1. Apresentação

Neste trabalho a nossa intenção é de apresentar um pouco da estrutura manicomial e da promoçãoda saúde mental e identificar as três ações básicas: prevenção, tratamento e reabilitação psicossocial.

Temos como objetivo entender o papel desempenhado pelo psicólogo junto à equipe multidisciplinar dentro das instituições.

Observamos o comportamento e tratamento dos usuários do sistema manicomial, dos funcionários e da população. Dentro da instituição podemos encontrar profissionaisde várias áreas como enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psiquiatras e psicólogos dentre outros.

Usamos como base teórica livros, filmes, documentários, textos e artigos científicos e para melhor compreensão buscamos ver na pratica através de uma visita feita ao Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, dando enfoque ao tema burocracia no institucional, para compreender melhor o cotidianodeste tipo de instituição.

Durante o decorrer deste trabalho vocês terão uma breve visão de como é o dia á dia dos internos, a precariedade do sistema, os preconceitos e obstáculos enfrentados por eles, além dos tratamentos psiquiátricos e psicológicos que tivemos a oportunidade de conhecer, entendendo o objetivo da instituição e as formas de tratamento utilizadas para a reabilitação dosinternos para que possam ser livres e viver em meio à sociedade.

2. Ponto de investigação

Durante nossa trajetória dentro da confecção deste relatório acadêmico nos deparamos com inúmeras dificuldades tanto dos internos quanto dos funcionários devido as condições precárias a qual todos são submetidos pela falta de infra estrutura desde ajuda financeira que afeta a rotina dos tratamentos láaplicados, até mesmo a admissão de funcionários para melhor conciliar seus trabalhos junto a equipe. Perante essas dificuldades torna-se cada vez mais difícil que os indivíduos que lá vivem e cumprem penas consigam atingir o objetivo de r viver em boas condições em meio a nossa sociedade. Escolhemos como ponto de investigação a precariedade do sistema extremamente burocrático utilizado paraconduzir a Instituição Manicomial.

Com muita luta e poucos recursos, profissionais da área da saúde dentre eles os de psicologia, assistência social, e demais voluntários de diversas áreas vem combatendo a burocratização sistêmica em busca de uma mudança na visão da sociedade para com os excluídos sociais.

3. Desenvolvimento Teórico do Ponto investigado

A narrativa de nossa...
tracking img