Antropologia cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
© APONTAMENTOS DE ANTROPOLOGIA CULTURAL 2006-2007- Prof. Dr. Xerardo Pereiro – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)- antropólogo- Correio electrónico: xperez@utad.pt Web: www.utad.pt/~xperez/

|TEMA 1: A ANTROPOLOGIA |

Objectivos
-Familiarizar o aluno com termos econceitos básicos da antropologia.
-Contextualizar a antropologia nos campos do saber.
-Sensibilizar o discente para uma perspectiva antropológica.

Índice

1. O que é a antropologia?.

-A origem etimológica

-A antropologia hoje

-O objecto de estudo da antropologia

-A crise do objecto de estudo da antropologia

-O que fazem os antropólogos

-A antropologia: ciência ou arte?

-Aantropologia como espelho da humanidade

1.2. A antropologia e os seus campos de conhecimento.

1.3. Etnografia, Etnologia e Antropologia.

1.4. Os enfoques sectoriais.

Bibliografia

Sítios de consulta na Internet

1. QUE É A ANTROPOLOGIA?

A origem etimológica

A palavra “antropologia” deriva das palavras gregas “logos” (estudo) e “anthropos” (humanidade) e significa,literalmente, “estudo da humanidade”. Porém, a antropologia, na época antiga, não era exactamente o que é actualmente. Para os gregos e romanos, a “antropologia” era uma “ciência dedutiva”, isto é, uma discussão baseada em deduções abstractas sobre a natureza dos seres humanos e o significado da existência humana. O seu método de verificação do conhecimento era o método dedutivo, que consistia em chegar auma conclusão particular, partindo de premissas universais. Tratava-se, portanto, de um caminho que ai do geral ao particular. A verdade radicava no facto do particular ser uma parte mais do geral. Partia-se de uma teoria geral para testar hipóteses (propostas de relações entre variáveis – dados que variam caso a caso) derivadas dessa teoria.

A antropologia hoje

Podemos afirmar que aantropologia é hoje:
1. O estudo dos seres humanos enquanto seres biológicos, sociais e culturais.
2. Uma forma de olhar a diversidade, uma atitude ética de sensibilidade e empatia face os outros.
3. Uma profissão na qual se aplicam conhecimentos, métodos, técnicas, sensibilidades e olhares para melhor compreender e lidar com o mundo. Na profissão de antropólogo um dos seus exercíciosfundamentais é a tradução intercultural e entre sistemas sociais.

Em primeiro lugar, a antropologia é uma ciência indutiva que formula conclusões e abstrações sobre a natureza humana, tendo como base um conhecimento derivado da observação sistemática da diversidade cultural humana. Este conhecimento serve, assim, para a construção de teorias que interpretam os fenómenos socioculturais. Estesconhecimentos, tal como os métodos e as teorias da antropologia, servem para ser aplicados na melhoria das condições de vida das populações estudadas.
Em segundo lugar, a antropologia actual é uma forma de olhar/perspectivar o “outro”, estudar as diferentes racionalidades (Gondar e outros, 1980) e respeitar a diversidade sociocultural. Essa forma de olhar/perspectivar implica pensar a convivênciaintercultural e lutar contra a exclusão, a desconexão e a discriminação social. A antropologia desenmascara e desconstrói a realidade para olhar desde o outro lado do espelho. A antropologia é falar dos outros a outros depois de percorrer a distância que nos separa deles, percebe-los, conhece-los, compreende-los, por-se no seu lugar e respeita-lo. A antropologia é uma forma de conhecer-nos a nóspróprios através dos outros (Bestard e Contreras, 1987: 5).
Em terceiro lugar o antropólogo é um profissional “...que estuda as culturas das diversas populações em todas as suas manifestações (tecnologia, sistemas de valores e crenças, organização social) e as estruturas e modelos culturais em geral, com um método interdisciplinar...” (De la Fuente, 1998).

O objecto de estudo da antropologia...
tracking img