Modelo cascata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo espiral

De acordo com o livro Engenharia de Software de Tonsig, Sergio Luiz, ano 2008. Modelo Espiral foi proposto pelo Dr. Berry (Boehm, 1988) e conseguiu aglutinar as melhorescaracterísticas existentes nos modelos antecessores, apresentando uma dimensão radial cujas atividades iniciais encontram-se no centro espiral, e à medida que o desenvolvimento do software avança, percorre-se aespiral do centro para fora. Verifica-se que há a sobreposição de quatro importantes atividades, representadas pelos quadrantes na Figura 1.

Figura 1- Modelo Espiral – Engenharia de software, pag.86
À medida que se avança pelo modelo ocorre uma iteração e o software vão evoluindo para estágios superiores, normalmente com aumento da complexidade. Cada iteração esta provida das atividadesdeterminada pelos quadrantes, que são na sequência: planejamento, avaliação de alternativas e riscos, desenvolvimento de software propriamente dito e avaliação do cliente. Atualmente, para o desenvolvimentode software, este ciclo de vida do desenvolvimento é o que mais concretamente retrata a realidade.
Pode-se dizer que o modelo espiral induz a um desenvolvimento evolucionário do software (o quetambém se verifica no modelo de prototipação), sem perder a abordagem de execução de etapas sistemáticas, mas que se sobrepõem a cada iteração do modelo, como representado na Figura 1, pela numeração de 0a 3, representando, cada qual, um ciclo no modelo. Embora o exemplo tenha apresentado apena 3 ciclos, na realidade o limite é indefinido, dependendo de cada desenvolvimento.
O primeiro quadrante domodelo espiral refere-se às atividades de Planejamento, onde se determinam os objetivos do software e avaliam-se e reavaliam-se requisitos para seu desenvolvimento, alem de identificarem-se eventuaisrestrições existentes. Também esta representado neste quadrante o levantamento das regras do negocio e, particularmente no momento 0 (zero), há um esforço maior, com dedicação de maior tempo para o...
tracking img