Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluoroscopia
O exame de fluoroscopia também utiliza a tecnologia de raios x.Podemos dizer que o exame de raios x é a aquisição de imagens simples, como uma fotografia, ao passo que a Fluoroscopia exibe uma seqüência de várias imagens simples, como um filme.
O exame de fluoroscopia pode ser executado com ou sem o uso de contraste.
Os contrastes são usados para visualizar espaços ocos ou vasos,como, por exemplo, exames do abdômen, intestinos, articulações ou para a exibição de veias. O radiologista pode acompanhar a trajetória do contraste nos órgãos.
A fluoroscopia sem contraste geralmente é usada como diagnóstico de apoio para a radiografia convencional, por exemplo no exame dos pulmões.
Mamografia
A mamografia é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x. É utilizadode forma preventiva para o Câncer de mama e também como método diagnóstico, quando já há a suspeita da existência de uma anomalia. O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo.
Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e tratamento do câncer mamário são muito significativos, sendo muito maiores do que o risco mínimo da radiação e o desconforto quealgumas mulheres sentem quando a mama é comprimida durante o exame.
FLUOROSCOPIA

1. No que consiste um exame de fluoroscopia? Como este se compara com uma radiografia convencional?
O exame de fluoroscopia consiste em um método de imageamento que permite ver o paciente através de raios-X com alta resolução temporal. São feitas imagens a 30 frames por segundo, o que permite gravação das imagens comalta qualidade caso seja necessário. O procedimento de fluoroscopia também é utilizado em exames de cateterismo durante angiografia, permitindo a visualização do contraste sendo injetado e circulando nos vasos sangüíneos.
A diferença deste procedimento e da radiografia convencional é o modo de aquisição das imagens. Enquanto a radiografia convencional utiliza filmes de raios-X e necessita deprocesso de revelação, a fluoroscopia possui um sistema dinâmico de aquisição de imagens, e estas são vistas em tempo real durante o exame.

2. Qual o componente principal que distingue os sistemas de fluoroscopia e radiografia convencional? Qual a função deste componente?
O principal componente que diferencia os dois métodos é o intensificador de imagem (II). Como o exame de fluoroscopia necessitade muitas imagens, é necessário que estas sejam feitas com uma baixa dose de radiação ao paciente, ou seja, boas imagens precisam ser produzidas com um baixo número de fótons de raios-X, então é preciso um detector muito sensível. O intensificador de imagem converte raios-X em luz visível, que pode ser captada por uma TV, câmara fotográfica ou filmadora.

3. Quais são os componentes principaisdo II? Resumidamente, qual a função de cada um deles?
Os principais componentes do intensificador de imagem são:
• Tubo de vácuo;
• Camada de entrada que converte raios-X em elétrons;
• Lentes eletrônicas que focalizam os elétrons;
• Fósforo na saída que converte os elétrons acelerados em luz visível.

4. No que consiste a tela de entrada do II?
Consiste de quatro diferentes camadas:
• Aprimeira é uma janela de vácuo (camada de 1mm de alumínio que é parte do tubo de vácuo) que mantém o ar fora do intensificador de imagem e sua curvatura é feita para resistir à força do ar que pressiona contra ela. Todo equipamento que tem elétrons sendo acelerados em espaço aberto necessita de vácuo.
• A segunda é uma camada de suporte de 5mm de alumínio, que é forte o suficiente para suportaras camadas de fósforo e fotocátodo. É o primeiro componente do sistema de lentes eletrônicas e sua curvatura é feita para focalizar os elétrons.
• A terceira é uma camada de fósforo-CsI, cuja função é de absorver os raios-X e converter sua energia em luz visível. Deve ser espessa suficiente para absorver a maioria dos raios-X incidentes, mas fina o bastante para não degradar muito a resolução...
tracking img