Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1

Durante o primeiro plano econômico, conseguiu-se o rápido desenvolvimento da indústria pesada, mas alguns meses depois da implantação do segundo plano econômico de cinco anos (1958-1962), que estava baseado nas mesmas diretrizes do primeiro plano, a política do "Grande Salto Adiante" foi anunciada. Na agricultura, isto envolvia a formação de comunas populares, a extinção de fúndios(terras) privadas, e o aumento da produção por meio da maior cooperação e do esforço físico. A construção de grandes fábricas foi continuada, e juntamente com isso, existia a iniciativa de criar uma grande rede auxiliar de indústrias pequenas e simples, e da formação de novas fábricas, que foram construídas e gerenciadas localmente. Porém, os camponeses chineses não estavam preparados para o regimecomunal, e logo em seguida, ocorreu uma profunda queda da produção.[4] Concorrentemente, os métodos de produção irregulares e desorganizados falharam em atingir os objetivos pretendidos, já que enormes quantidades de produtos caros e de baixa qualidade foram produzidos. O mais notável produto nesta categoria foi o aço produzido de ferro de baixa qualidade, que não é utilizável em construções.Durante aquela época, estas falhas foram agravadas, juntamente com outros aspectos, pela ruptura sino-soviética, que causou o cancelamento da assistência soviética, que tinha fornecido técnicos e projetos. Como consequência, o país estava na eminência de um desastre econômico e humanitário durante o final da década de 1960. Mao Tse-tung autoexilou-se e afastou-se da política chinesa, e foi sucedido porLiu Shaoqi, que fez uma revolução política no país.
A China lançou o seu plano de estímulo econômico para lidar especificamente com a crise econômica de 2008-2009. O plano de estímulo econômico focou primariamente em estabilizar os recursos domésticos, facilitando as restrições de crédito para hipotecas e para pequenas e médias empresas. Além disso, o plano abaixou impostos para vendas e paramercadorias do estado, e com isso, realizando mais investimentos públicos para o desenvolvimento da infraestrutura, tal como a melhora no sistema de ferrovias, de rodovias e de portos.A partir de diversas referências históricas busca-se confrontar algumas interpretaçõessobre a relação entre instituições e desenvolvimento econômico. Argumenta-se queas relações entre base material e sociedade e entremercado e estado como assugeridas pelos economistas políticos clássicos constituem um campo explicativoalternativo ao reducionismo econômico típico das novas abordagens institucionalistas.

Passo 2

Entre os Brics, a China foi a única a melhorar sua posição no ranking, subindo duas posições para o 27.º lugar (4,84 pontos). A Índia caiu duas posições, de 49.º para 51.º, mas com uma pequenamelhoria na pontuação (4,33). A Rússia, por sua vez, ficou em 63.º lugar, com 4,24 pontos.
O Brasil caiu duas posições no ranking de competitividade elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, ficando acima do Chile e do México e abaixo da China e da Índia. O estudo foi divulgado na quinta-feira (9/9).
Do 56.º, o País caiu para o 58.º, com 4,28 pontos. Para o Fórum, no entanto, o país permaneceu estávelpor causa da queda de 0,02 ponto na nota, que foi considerada leve.
A divulgação do ranking é feita quatro dias antes da Reunião Anual de Novos Campeões 2010, em Tianjin (China). A reunião, que é chamada de "Davos de verão", terá início em 13 de setembro.
A economia da República Popular da China é a segunda maior do mundo, sendo a primeira a economia dos Estados Unidos da América, quando éconsiderada a Paridade de Poder de Compra (PPC), com um PIB de 7,8 trilhões de dólares americanos (valores de 2008). Considerando-se o PIB nominal é a terceira maior, ficando atrás da americana e da japonesa, com um PIB nominal de 4,3 trilhões de dólares (valores de 2008), quando é baseada na taxa de câmbio.[3] O Banco Central chinês, porém, anunciou ter superado o Japão em 30 de julho de 2010. A...
tracking img