Teorias administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
mba executivo em negócios

JÚLIO SILVA SOUSA

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

QUERÊNCIA-MT
2009

JÚLIO SILVA SOUSA

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Trabalho apresentado ao Curso MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do módulo I sob orientação dos professores do Modulo I

QUERÊNCIA-MT
2009

INTRODUÇÃOO trabalho que segue tem o intuito de apresentar Como as teorias administrativas foram elaboradas por seus respectivos autores e qual a influência dessas teorias para a administração das empresas de hoje.
A gestão de pessoas também é citada, bem como sua definição e objetivo, alem da gestao de pessoas por competencias.
Ua análise na economia brasileira também é feita.


1.Importância das teorias administrativas na gestão contemporânea
As teorias administrativas surgiram a partir da Revolução Industrial onde ocorreu a defesa da racionalização da produção, divisão de tarefas em múltiplas etapas bem como a supervisão cerrada e obediência hierárquica dentro da organização empresarial.
Para Maximiano (2007),

As teorias administrativas são conhecimentos organizados eproduzidos pela experiência pratica das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade.

Algumas teorias que foram criadas contêm princípios de outras teorias que são válidas atualmente, nas quais se baseiam, não as eliminando, mas acrescentando novas idéias. O administrador deve conhecê-las para ter condições de decidiradequada e acertadamente, agregando novos valores aos seus conhecimentos, pois, por mais que são teorias desenvolvidas em outros tempos, elas ainda são aplicáveis às situações da atualidade.

2. A gestão estratégica de pessoas e sua evolução

Frederick W. Taylor foi o fundador da administração científica. Desenvolveu estudos sobre técnicas de racionalização do trabalho dos operários, fazendocom que se preconize a pratica da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização cientifica do trabalho, enfatizando tempos e métodos. Ele via a necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo e para isso seguia os seguintes princípios:
* Seleção cientifica dotrabalhador: o funcionário realiza a tarefa conforme a sua adaptação. Isso é importante para o funcionário que é valorizado e para a empresa que aumenta sua produtividade e seus lucros.
* Tempo- padrão: o funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerencia.
* Plano de incentivo salarial: o funcionário ganha o salário de acordo com o que produz.
* Trabalho em conjunto:aliando- se os interesses das empresas ao dos funcionários resultam numa produtividade maior.
* Gerentes planejam operários executam: cabe aos gerentes planejarem e os funcionários agirem.
* Divisão do trabalho: a tarefa subdivide-se ao Maximo. Dessa forma ganha-se velocidade, produtividade e o funcionário garante lucro de acordo com seu esforço
* Supervisão: é especializada por áreas.Controla o trabalho dos funcionários.
* Ênfase na eficiência: há uma única maneira certa de se fazer o trabalho.

As idéias de Taylor são consideradas por muitos desumana, já que tratava os operários como objetos de estudos isolados, favorecendo a elite empresarial.
Porém, essas idéias foram reconhecidas por uma minoria que reconheceu através disso um aumento da eficiência da produção,buscando a redução dos custos, elevando a produtividade dos trabalhadores e o aumento dos salários aos funcionários.
Atualmente é possível verificar resultados das idéias de Taylor que continuam sendo validas e aplicáveis ao moderno processo produtivo, como por exemplo, a divisão do trabalho em tarefas mínimas que estimulou o desenvolvimento de estudos de tecnologia e automação industrial que, hoje,...
tracking img