Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem na natureza alguns elementos fisicamente estáveis, cujos átomos, ao se desintegrarem, emite energia sob forma de radiação. Dá se o nome de radioatividade justamente a essa propriedade quetais átomos tem de emitir radiação ou seja transmitir energia através do espaço na forma de partículas ou ondas.
A capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sobforma de partículas ou radiação eletromagnética.
O urânio–235, o césio–137, o cobalto–60, o tório–232 são exemplos de elementos fisicamente instáveis ou radioativos. Eles estão em lenta e constantedesintegração, liberando energia através de ondas eletromagnéticas (raios gama) ou partículas subatômicas com altas velocidades (partículas alfa, beta e nêutrons)
• Radioatividade natural ouespontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
• Radioatividade artificial ou induzida: É aquela produzida por transformações nucleares artificiais.FORMAS DE RADIAÇÃO
1) emissão de nêutrons;
2) radiações gama, ou seja, radiação eletromagnética, da mesma natureza que a luz visível, as microondas ou os raios X, porém mais energética;
3)radiação alfa (núcleos de hélio, formados por dois prótons e dois nêutrons);
4) radiação beta (elétrons ou suas antipartículas, os pósitrons, cuja carga elétrica é positiva).

RISCOS E BENEFÍCIOSA humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais ou artificiais. E o contato da radiação com seres vivos não é o que podemos chamar de uma boa relação.Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose forexcessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, pois os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura . O resultado ? Graves problemas de saude...
tracking img