Oxicorte: Equipamentos de Corte e Técnicas
Introdução
Invariavelmente, as operações de soldagem são precedidas pelas operações de corte. Por questões de economia de escala e características do processo de fabricação dos materiais metálicos, estes são produzidos em dimensões padronizadas, não sendo adequadas ao uso para todos osfins a que se destinam. Em função deste aspecto, tornam-se necessárias operações de corte das matérias primas. O corte pode ser efetuado de diversas formas:
* Mecanicamente: Corte por cisalhamento através de guilhotinas, tesouras, etc.; por arrancamento através de serras, usinagem mecânica, etc;
* Por fusão: Utilizando-secomo fonte de calor um arco elétrico ex. arc air (goivagem), plasma;
* Reação química: Onde o corte se processa através de reações exotérmicas de oxidação do metal, ex. corte oxicombustível;
* Elevada concentração de energia: Neste grupo enquadram-se os processos que utilizam o princípio da concentração de energia comocaracterística principal de funcionamento, não importando se a fonte de energia é química, mecânica ou elétrica. Enquadram-se neste, o corte por jato d'água de elevada pressão, LASER e algumas variantes do processo plasma.
Definição
O oxicorte é o processo de secionamento de metais pela combustão localizada e contínua devido a açãode um jato de Oxigênio, de elevada pureza, agindo sobre um ponto previamente aquecido por uma chama oxicombustível.
Equipamentos do Processo de Corte
Uma estação de trabalho deve ter no mínimo os seguintes equipamentos para execução do processo:
* Um cilindro ou instalação centralizada para o Oxigênio (O2).
* Umcilindro ou instalação centralizada para gás combustível (Acetileno, Propano, GLP).
* Duas mangueiras de alta pressão para condução dos gases, eventualmente três se utilizar o Oxigênio de corte e de aquecimento em mangueiras separadas.
* Um maçarico de corte.
* Um regulador de pressão para Oxigênio.
* Um regulador [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Oxicorte. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Oxicorte/664231.html

MLA

"Oxicorte" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Oxicorte/664231.html>.

MLA 7

"Oxicorte." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Oxicorte/664231.html>.

CHICAGO

"Oxicorte." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Oxicorte/664231.html.