Radio na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO RADIO NA ESCOLA
Por Junior Pereira. dos Santos

Cuiabá, 2012

1

“Pesquiso para constatar, contatando intervenho, intervindo educo e me educo; Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.” Paulo Freire

SUA ESCOLA ANTENADA NAS ONDAS DA COMUNICAÇÃO A visão do uso do Rádio como meio de difusão da educação, surgiu através de projetos ligados aoRádio e à TV, geralmente, num trabalho em conjunto. A tentativa era fazer com que os dois meios, efetivamente, fossem capazes de vencer as distâncias territoriais gigantescas do Brasil e que exercessem um papel verdadeiramente educativo. A falta de recursos financeiros para criar um estúdio de rádio não é impedimento para criação das rádios escolas, pois poucos equipamentos são necessários paramontar um estúdio de rádio, que vai motivar a garotada a aprender uma nova linguagem.

As unidades escolares possuem realidades diferentes e por isso o projeto é planejado e desenvolvido respeitando cada uma delas. A programação que vai ao ar e toda organização para efetivar o projeto da rádio na escola é de responsabilidade dos participantes do projeto. Os alunos passam a ver o rádio não só comouma forma de entretenimento, mas também como um prestador de serviços que forma opinião e informa.

Vários projetos podem ser trabalhados dentro da rádio escola, pois ela corresponde a uma poderosa interface de comunicação que possibilita aprimorar o conhecimento e a interação entre alunos, professores e toda comunidade escolar. Aprender a utilizar o rádio como elemento integrado ao cotidianoescolar e a outras mídias potencializará o trabalho do professor e estimulará a autoria dos alunos.

Cuiabá, 2012

2

A rádio na escola poderá desenvolver diversas habilidades e competências como a pratica da leitura, a escrita, a oralidade, produção de texto a serem trabalhadas em cada programa, além da socialização, interação e consequentemente, a valorização do ser humano enquanto cidadãocrítico e participativo da vida em sociedade.

O Rádio na escola vai entreter e também servir de recurso didático para apresentação e divulgação de trabalhos e atividades desenvolvidas pela comunidade escolar. Além disso, com a exploração do rádio no processo educativo, o educando e o educador, juntos, terão a oportunidade de planejar e realizar uma significativa atividade social, ao disseminarcultura, construir conhecimento, ampliar horizontes, se comunicar, se expressar, enfim, haverá maior interação entre a a escola e a comunidade onde ela encontrase inserida.

Existem vários tipos de veiculação da rádio no ambiente escolar tais como:

Rádio pátio: é a difusão dos programas de rádio via caixas de som, podem ser espalhados pelo pátio, corredores, salas de aula.

Editores desom: através da associação do uso computador conectado à mesas de som, os programas produzidos são gravados no formato de CD`s de áudio. Assim, os programas podem ser veiculados em salas de aula ou em outros espaços, através do uso de aparelhos de som portáteis.

Web: através de “streaming”, que são programas que fazem a transmissão de dados de áudio e vídeo pela internet. Desta maneira, a rádioescolar ganha o status de webradio, que ao ter o seu endereço divulgado, poderá ser ouvida por outros estudantes não só do Braisl, mas também do mundo.

Cuiabá, 2012

3

PODCASTS: consistem em índices cronológicos ou remissivos dos arquivos de áudio, que podem ser ouvidos através de programas próprios (os agregadores ou podcatchers) ou baixados para download.

Transmissão por FM: é umapossibilidade que exige maior poder aquisitivo, necessita da aquisição de equipamentos de transmissão, na qual a rádio escolar poderá ser acessada por FM, no modelo das rádios comunitárias.

No contexto educacional, não se deve fazer uso da rádio apenas para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas. A rádio na escola deve ir...
tracking img