Tres ensaios sobre a teoria da sexualidade de sigmund freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade


Introdução

O trabalho de Freud traz grandes contribuições da teoria psicanalítica como a ampliação do conceito de sexualidade, não se restringindo ao genital, e a descoberta de sua importância em todas as atividades humanas.
O interesse de Freud a respeito das questões da sexualidade se originou a partir da observação clínica da importância dosfatores sexuais na etiologia das neuroses. De um estudo sobre os desvios em relação ao objeto e ao alvo sexual, o autor inicia um estudo minucioso.
Sigmund Freud percorre os trilhos da sexualidade humana, do normal e do patológico, ao longo de três temas principais: as aberrações sexuais, a sexualidade infantil e as transformações da puberdade. Freud desenvolve a sua teoria sobre odesenvolvimento psicossexual, defendendo que a sexualidade é um processo que tem o seu início com o próprio nascimento, e não apenas com a puberdade.
Os três ensaios é um texto estruturado que expõe idéias, críticas, reflexões morais e filosóficas a respeito do tema. Não chega a ter a formalidade de um tratado, mas consiste na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema.
Entendemos queos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, constituem o que poderíamos designar como uma "obra aberta", em que diferentes teses sobre a pulsão sexual - muitas vezes, contraditórias entre si - são apresentadas, lado a lado, sem uma preocupação com qualquer tipo de síntese conclusiva.
Particularmente em relação aos fundamentos do sujeito psíquico e da sexualidade, partimos de algumaspreocupações básicas a respeito de conceitos-chave como o auto-erotismo, o narcisismo e o masoquismo primário.
O primeiro dos "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" aborda "As aberrações sexuais" e possui um caráter predominantemente fenomenológico. Freud adota uma atitude descritiva para alcançar a variabilidade e a disseminação das “aberrações” sexuais, especificando-as quanto à inversão da escolhasexual, quanto à imaturidade dos comportamentos sexuais, quanto à incerteza e variabilidade dos objetos sexuais, quanto às fixações em objetos e experiências que se repetem, quanto à descentralização dos órgãos genitais como os meios mais adequados do prazer sexual etc.
A partir do item “(4)”, algum ensaio teórico começa a se fazer presente, na aproximação entre perversão e psiconeurose, naconceituação de zonas erógenas e de componentes da pulsão e numa primeiríssima aproximação ao caráter
infantil da sexualidade. A seqüência do argumento de Freud nesse primeiro ensaio parece inverter a aproximação de sua descoberta havida no tratamento das psiconeuroses.
No segundo ensaio sobre a teoria da sexualidade, também traz a inovação teórica mais radical de todos os três ensaios. Menos quese deter sobre a descrição da sexualidade infantil, ela é teorizada como parcial, trazendo como conseqüência diversas conceituações, ou firmando-as de modo mais cabal: as zonas erógenas, as fases, o objeto, o objetivo da sexualidade infantil são introduzidos tematicamente.
O “achado” da sexualidade infantil nas fantasias que encenavam essa sexualidade não foi inicialmente um achado de solução. Aocontrário, apresentou-se como um problema a ser resolvido, em torno do qual haveria de se erigir uma outra teoria das neuroses, ou, dito de maneira mais ampla, uma outra teoria das estruturações psíquicas. Dessa vez, mais abrangente, não se limitando à compreensão de desenvolvimentos psicopatológicos.
O esforço de Freud por conceituar a sexualidade infantil, e, com isso, o infantilismo dasexualidade, parece mostrar a importância que a sexualidade encontra no edifício psicanalítico. Se a experiência psicanalítica de Freud já o havia permitido colocar a sexualidade no âmago das psiconeuroses, o "Três ensaios" trouxe a oportunidade inicial de situá-la no centro e no fundamento das estruturações psíquicas de um modo geral, o que se deu precisamente com a teoria da sexualidade infantil....
tracking img