Efeito do tiopental em diferentes vias de administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ALIANÇA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
PROFESSOR: DENIS

Efeito do Tiopental em diferentes Vias de Administração

TERESINA – PIAUÍ
MARÇO-2012
AKAYNÃN AUGUSTA BANDEIRA
BRUNO VIEIRA CORTÊZ
CONSTÂNCIA KARINA SILVA COÊLHO
DANIELLA DOS SANTOS GOMES
ELCILEIDE AGUIAR
FRANCISMAR ARAÚJO COSTA
HERMENEGILDO RODRIGES NETO

Efeito do Tiopental em diferentes Vias de AdministraçãoRelatório de Farmacologia, dos alunos de Fisioterapia do 3º período, apresentado ao Professor Denis para obtenção de nota.



TERESINA – PIAUÍ
MARÇO – 2012
SUMÁRIO
 
INTRODUÇÃO 4

MATERIAIS E MÉTODOS 4

OBJETIVOS 5

DESENVOLVIMENTO 5

RESULTADO 7

GRÁFICO REPRESENTATIVO 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO

O processo de absorção tem porfinalidade transferir o fármaco do local onde é administrado para os fluidos circulantes, representados especialmente pelo sangue. Em geral existem algumas opções de vias pelas quais um agente terapêutico pode ser administrado e, por esta razão, o conhecimento das vantagens e desvantagens das diferentes vias de administração é fundamental. A importância deste processo de absorção resideessencialmente, na determinação do período entre a administração do fármaco e o aparecimento do efeito farmacológico (tempo de latência), bem como na determinação das doses e escolha da via de administração do medicamento. (GOODMAN, 2005)
2. MATERIAIS E MÉTODOS
20 ml | TIOPENTAL |
- | SORO FISIOLOGICO |
2 | SERINGA DE SC |
4 | RATOS DE LABORATÓRIO - *Nome científico: Rattus norvegicus |

*DOSE: 10mg/Kg
* CONCENTRAÇÃO: 20mg/Ml
* Peso:?
ANIMAIS:
1. MARCA NA CABEÇA ---------------------------- VIA ORAL
2. MARCA NO DORSO ----------------------------- VIA PERITONIAL
3. MARCA NA CAUDA ------------------------------ VIA SUBCUTÂNEA
4. SEM MARCA -------------------------------------- CTR
CALCULOS:
MARCA NA CABEÇA100mg tiopental – 1000 X -38X = 3,8 mg20 mg – 1ml3,8 mg - xX = 0,19 mg | MARCA NO DORSO100mg tiopental – 1000 X - 41X = 4,1 mg20 mg – 1ml4,1 mg - xX = 0,25 mg | MARCA NA CAUDA100mg tiopental – 1000 X - 35X = 3,5 mg20 mg – 1ml3,5 mg - xX = 0,17 mg |

3. OBJETIVOS

Esta aula prática tem por objetivo  estudar a influência de diferentes vias de administração notempo de indução e duração do efeito de Tiopental (sedativo/ hipnótico) em Rattus norvegicus, (ratos de laboratório).
4. DISCUSSÃO
O experimento foi realizado utilizando-se 3 animais da espécie Rattus norvegicus. O fármaco utilizado foi o Tiopental sódico (100mg/Kg) que é um medicamento indicado para indução da anestesia geral e anestesia de curta duração, na dose de 20 ml/g, administradopelas vias oral, intraperitoneal e endovenosa, alguns efeitos adversos puderam ser vistos na experiência com os ratos Rattus norvegicus, como por exemplo, bradicardia, ansiedade, sonolência, confusão, alucinações, etc. O inicio da ação do medicamento é por volta de30 a 60 segundos, sua duração é de 5 a 30minutos, o metabolismo do medicamento é realizado no fígado, a excreção é através dos rins e suameia-vida é de 3 a 11,5 horas.
Inicialmente, pesaram-se os animais a fim de se determinar a dose de anestésico a ser administrado pelas três diferentes vias. A seguir, analisaram-se os parâmetros frequência respiratória (mov. resp./min), reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e atitude do animal (normal, excitadodeprimido ou dormindo) antes da administração do anestésico. Administrado o anestésico, e passados 20 minutos, compararam-se os mesmos parâmetros relacionados à antes da administração da droga.
“A administração dos...
tracking img