Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O racismo:

O racismo é o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, O racismo não é umateoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a raça.
Oracismo é um preconceito contra uma determinada raça, geralmente diferente daquela a que pertence o sujeito, é uma atitude gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
Nessecontexto, a falta de análise crítica, a aceitação cega do mito gerado dentro do próprio grupo e a necessidade de continuar ligado ao seu próprio grupo levam à propagação do mito ao longodas gerações. O mito torna-se, a partir de então, parte do “status quo”, fator responsável pela difusão de valores morais como o "certo" e o "errado", o "aceito" e o "não-aceito", o"bom" e o "ruim", entre outros. Esses valores são aceitos sem uma análise onto-axiológica do seu fundamento, propagando-se por influência da coerção social e se sustentando pelopensamento conformista de que "sempre foi assim".
Finalmente, o mecanismo subliminar da aceitação permite mascarar o prejuízo em que se baseia a discriminação, fornecendo basesaxiológicas para a sustentação de um algo maior, de posturas mais radicais, como as atitudes violentas e mesmo criminosas contra membros do outro grupo.
O racismo nem sempre ocorre de formaexplícita, existem casos em que a prática do racismo é sustentada pelos objetos de preconceito na medida em que também se satiriza racialmente e/ou consente a prática racista, de umaforma geral. Muitas vezes o racismo é consequência de uma educação familiar racista e discriminatória.


Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo

Glossário:
tracking img