A guerra dos emboabas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A GUERRA DOS EMBOABAS

Em meados do século XVII, a decadência na produção açucareira no nordeste brasileiro gerou aos colonos portugueses a necessidade de procurar por novos recursos paraadquirirem riquezas, as quais seriam revertidas à Coroa Portuguesa.
Com o descobrimento das primeiras minas de ouro, principalmente na região de Minas Gerais, fez com que todos os olhares sevoltassem para essa região, pois encontraram nessa área, a oportunidade de se enriquecerem. Porém, essa busca pelo tal minério provocou muitas disputas e conflitos, pois com este fato fez com que muitosgarimpeiros e portugueses viessem para essa região, que era dominada pelos paulistas.
Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir as minas, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobreo ouro que haviam encontrado, uma vez que este, estava nas terras em que viviam, entretanto, os forasteiros pensavam e agiam diferentemente. Estes, por sua vez, eram os chamados emboabas, os quaiseram chefiados pelo português Manuel Nunes Viana. Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas, neste mesmo local, eles permaneciam constantementevigiando todos os passos dos paulistas que eram chefiados pelo bandeirante Manuel de Borba Gato.
Dentro desta rivalidade ocorreram muitas situações que abalaram consideravelmente as relações entreos dois grupos, gerando assim muitos conflitos. O conflito mais importante e sangrento ocorreu em novembro de 1708 no distrito de Ouro Preto, com a vitória o líder dos emboabas foi nomeado comogovernador de Minas, os paulistas sentiram-se prejudicados e deram início a uma série de ataques, porém, sem sucesso, e tiveram de abandonar algumas regiões auríferas, refugiando-se no interior das matas.Contudo, o combate entre os dois grupos que foi chamado de Capão da Traição determinou o fim da guerra, no qual os paulistas, ao renderem-se e entregarem suas armas aos emboabas, visto que esses...
tracking img