Racismo e o sistema de cotas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RACISMO E O SISTEMA DE COTAS

DEFINIÇÃO DE RACISMO:
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de humanas distintas esuperiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter inteligência ou manifestações culturais.
O racismo não é uma teoria científica, masum conjunto de opiniões pré-concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
COTAS RACIAIS
As cotasraciais são a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.
Surgiram-nos Estados Unidos na década de 1960,as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnicas.
Apesar de muitos considerarem ascotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países.
ARGUMETOS A FAVOR
* Igualdade: Promoção da igualdade deoportunidades e de acesso ao ensino superior
* Dívida histórica: Os negros não têm acesso ao ensino superior porque em geral são pobres e esta condição socioeconômica foi historicamente construída pelasua herança étnica e de escravidão
* Estatísticas desfavoráveis: Dados quantitativos divulgados pelas instituições de pesquisas como o IBGE e o IPEA não deixam dúvidas sobre a gravidade gritanteda exclusão do negro na sociedade brasileira e a necessidade de políticas de inclusão e de promoção da igualdade de oportunidades.
* Discriminação racial: No Brasil o racismo é um elementoconstitutivo das relações sociais entre negros e brancos.
* Políticas particularistas ou focalizadas: Somente políticas focalizadas para os negros resolveriam o problema das desigualdades no ensino...
tracking img