Racismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
* Introdução ................................................................. 2
1. Racismo
2.1 Definição .........................................................3
2.2 Origem da palavra ...........................................4
2. Origens do racismo
3.3 Origens históricas do racismo no Brasil ........... 4
3.4 Origens Religiosas do Racismo....................... 5
3. Racismo na atualidade
4.5 Racismos na nossa sociedade ......................... 5
4.6 Sistema de cotas .............................................. 6
* Conclusão .................................................................... 8
* Bibliografia ................................................................... 9

Introdução
Estetrabalho ará apresentar como tema o racismo, desde sua origem até como hoje ele é tratado em nossa sociedade contemporânea. A dúvida sobre racismo se resumi em cotas, utilizadas por algumas universidades para melhor integrar a população ao curso superior, contudo essa forma está sendo aplicada de forma incorreta, e nesse trabalho iremos mostrar o porquê.

1. Racismo
1.1 Definição
O racismo éuma teoria que afirma a autoridade de uma raça superior a uma raça inferior, normalmente as raças estão relacionadas por características físicas, hereditárias e inteligências ou manifestações culturais. Ou seja, uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias, é racismo.
O racismo é um conjunto de opiniões preconcebidas que valorizam as diferençasbiológicas entre os seres humanos, sendo assim o racismo não é uma teoria cientifica e sim uma questão social. No sistema racista o valor do ser humano não é determinado por suas qualidades e defeitos individuais, mais sim pela sua pertinência a uma “nação racial coletiva”.

1.2 Origem da palavra
A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe.
Racismo =raça + ismo
Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades semelhantes entre os membros da mesma espécie.

2.Origens do racismo
2.1 Origens históricas do racismo no Brasil
O racismo surgiu com o próprio surgimento do Homem, a intolerância é algo que desde sempre caracterizou a nossa espécie, assim, ao longo da historia, muitas foram asmanifestações de atitudes racistas. As raízes históricas do racismo antecedem o regime escravocrata e a sociedade de classes.
O racismo foi introduzido no Brasil quando ainda era colônia de Portugal. Os colonos trouxeram pra cá escravos africanos, para trabalharem nos engenhos de cana-de-açúcar, devido a dificuldade de escravizar os ameríndios.
A Igreja também teve seu papel, ela era contra a escravizaçãodos índios, uma vez que queriam catequiza-los, aceitaram assim que trouxessem os negros, mais uma vez com a intenção de catequiza-los aqui seria mais fácil.
2.2 Origens Religiosas do Racismo
Existem algumas lendas que informam religiosamente o surgimento do racismo uma delas é que após matar Abel, Caim se pintou de preto. Quando resolveu tirar a tinta do corpo, pulou dentro do rio, mas a águasecou instantaneamente, e só saiu a tinta das palmas de suas mãos e das plantas dos pés, e por isso os negros têm a palma da mão clara, porque são eles os descendentes de Caim. Dizia-se que isso era o sinal que o deus Yavé teria posto em Caim.
Existe também a historia de que o filho mais novo de Noé, o Cão, por rir de sua nudez quando Noé estava bêbado, teve sua descendência amaldiçoada (isso ébíblico), e, consequentemente, além de todos os problemas recaídos sobre eles, ficaram negros e povoaram a África. Assim as religiões contribuíram para o racismo.

3.Racismos na atualidade
3.1 Racismos na nossa sociedade
Nas Américas pelo mundo a fora, talvez seja esse o racismo mais sutil e disfarçado. Ironicamente, pode ser chamado de “democracia racial”, isto é, muito racismo camuflado e...
tracking img