Racionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Racionalismo
René Descartes

Índice
                           

O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional Objectivo de Descartes A importância da dúvida Como avaliar a solidez destas bases? Dúvida hiperbólica Níveis de aplicação da dúvida metódica Descoberta de uma verdade absolutamenteindubitável: “penso, logo existo” Prova da existência de Deus como ser perfeito Fundamentação metafísica do saber Em suma

O que é o Racionalismo?
Teoria que defende que o nosso conhecimento deriva da razão e que a razão é capaz de conhecer verdadeiramente as coisas   A razão é a faculdade de raciocinar, compreender, ponderar.
 

Nota: Os filósofos dividem-se quanto à confiança que depositam narazão. Os mais cépticos duvidam dos seus produtos; alguns confiam mais nas emoções e sentimentos (empiristas). Outros, como Descartes (racionalistas), confiam mais no poder da razão para descobrir verdades importantes.

O que é o Racionalismo?
Considera que o único instrumento adequado ao conhecimento verdadeiro é a razão: é ela que fornece as ideias normativas (que seguem aquilo que é regra) e osprincípios por meio dos quais conhecemos;  Defende a existência de ideias inatas;  É baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
 

René Descartes
Nasceu em França em 1596.   Foi filósofo e matemático; fundador da Filosofia moderna.   Dáimportância à Gnosiologia (Teoria do Conhecimento)   Procurou construir um sistema cientifico de bases/ princípios firmes e indubitáveis, que contrariasse o cepticismo reinante na sua época   Para isso, inspirou-se no modelo do saber matemático, entendendo que a ciência deveria ter um fundamento metafísico, a partir do qual os restantes conhecimentos seriam deduzidos com rigor e ordem.   Faleceu naSuécia, em 1650.
 

Racionalismo de Descartes
Descartes diz que adquiriu muitas falsas concepções, as crenças que constituíam o conhecimento dominante na sua época que lhe foram transmitidas e as opiniões que formou com base nos sentidos. A sua intenção é começar tudo de novo desde os fundamentos , ou seja, Descartes pretende submeter o saber da sua época a um exame radical, não aceitandocomo verdadeiro nada que não reconheça como sendo verdadeiro

Nada satisfaz Descartes?
Apesar de parecer um filósofo completamente desiludido, Descartes manifesta um grande entusiasmo pelo conhecimento matemático. Esse conhecimento é puramente racional, claro e distinto, de tipo dedutivo, em que raciocínios se encadeiam de forma rigorosa; por isso, Descartes pretende aplicar esse modelo deraciocínio à actividade filosófica.

Descartes e o Saber Tradicional
Atitude de Descartes perante o saber do seu tempo (saber tradicional) caracteriza-se segundo dois parâmetros:   O conjunto dos conhecimentos que constituem o sistema do saber tradicional esta assente em bases frágeis.   Esse conjunto é constituído por conhecimentos que não estão devidamente ordenados.

Objectivo de DescartesO objectivo fundamental do pensamento de Descartes é uma profunda reforma do conhecimento humano. Apesar de haver conhecimentos verdadeiros, estes assentam em alicerces frágeis porque as bases do edifício do saber são conhecimentos duvidosos ou falsos. Assim, a fundamentação do saber e a sua ordenação são as duas exigências essenciais da crítica cartesiana a respeito do saber tradicional.

Aimportância da dúvida
Tal como já referimos, a intenção de Descartes é começar tudo de novo, a partir de um princípio. Esse princípio tem de ser um conhecimento que resista a todas as nossas tentativas de o pôr em causa. Se formos capazes de o encontrar, teremos a base que será o fundamento do sistema do saber que pretendemos firme, seguro e bem organizado, ou seja, será o conhecimento a...
tracking img