Simulado de nr10 faculdades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

NR 10 (Portaria GM n.º 598, de 07 de dezembro de 2004)

(CESPE, TRT, 2008). A NR-10 do MTE estabelece requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas eserviços com eletricidade. Ela se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. Aesse respeito, julgue os itens seguintes.

1. Como medida de proteção coletiva, é vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.
2. É considerado medida de proteção individual o emprego de tensão de segurança nos trabalhos com instalações elétricas energizadas.
3. O projeto elétrico deve definir a configuração do esquema de aterramento, aobrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras que não sejam destinadas à condução da eletricidade.
4. Na figura apresentada abaixo, a zona de risco é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só épermitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.

5. (IFAL, IFAL, 2010). De acordo com a NR 10 Segurança em Instalações e Serviço em Eletricidade, defina qual a sequência correta, que deve ser obedecida para que a instalação seja considerada desenergizada.

I. Seccionamento.
II. Impedimento de reenergização.
III. Constatação da ausência detensão.
IV. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.
V. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
VI. Instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

A) VI - I - IV - V - III - II
B) I - II - III - IV - V - VI
C) II - I - IV - III - VI - V
D) I - IV - V - II - III - VI
E) II - III - I - IV - V - VI

6.(IPAD, COMPESA, 2009). Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo todos os abaixo, exceto

A) Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva.
B) Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentoselétricos.
C) Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
D) Válvulas de segurança para abertura superior a MPTA.
E) Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.

7. (CESGRANRIO, PETROBRAS DISTRIBUIDORA, 2012) Observando os termos e as definições estabelecidas na NR-10 -Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, tem-se que

A) Sistema Elétrico de Potência (SEP) é o circuito ou os circuitos elétricos inter-relacionados destinados a atingir um determinado objetivo.
B) Sistema Elétrico é o conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive.
C) Zona de Risco é o entorno departe condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
D) Zona Controlada é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais...
tracking img