Cantinho da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PROBLEMA

Como fazer para incentivar o aluno a compreender, em uma sociedade cercada de multimeios a importância da leitura e escrita?

2 OBJETIVOS

2. 1 Geral

Resgatar a cidadania e a autoestima da criança, incentivando-a a criar hábito de ler e escrever.

2. 2 Específicos

 Proporcionar melhor desempenho do aluno na aprendizagem de leitura;
 Incentivar a leitura e atividadesculturais;
 Apresentar estratégias para incentivar o gosto pela leitura e participem mensalmente/ semanalmente do cantinho da leitura;

3 JUSTIFICATIVA

É fato que as escolas enfrentam grandes dificuldades quando se fala na qualidade de ensino e, na rede municipal de ensino de Barra do Corda, constatou-se um alto índice de crianças com dificuldades de leitura, cursando o EnsinoFundamental. Considerando a escassez do material didático na residência do aluno, tornou-se urgente a implantação de um cantinho da leitura, que tornasse viável o acesso do aluno ao mundo da leitura e do material didático produzido, para que o mesmo se torne sujeito do processo, portanto, sujeito da própria aprendizagem.
Fazendo uso dos multimeios aplicados à educação, e tendo como base o trabalho daprofessora Eloísa Cabedelo – Pernambuco, publicada na revista Nova Escola, nº. 122, maio de 1999, que propõe a melhoria de capacidade de leitura nas crianças, propomos com o projeto, a inovação ao sistema de ensino por colocar o aluno em contato com a sua realidade e com os livros que lhe darão oportunidade de relacionar-se com algo, até então novo.
Temos por objetivo, resgatar a cidadania e a auto –estima da criança, incentivando – a criar hábito de ler e escrever, proporcionando um melhor desempenho do aluno na aprendizagem de leitura, a partir da implantação de um cantinho de leitura e produção de material didático pelos próprios alunos.
O presente trabalho será norteado fundamentalmente em um incentivo a leitura e atividades culturais. Como técnica, foi utilizada como subsídios: contos,produções textuais, pesquisa, trava-línguas, etc. Realizou-se um levantamento de dados sobre expectativas, experiências dos professores e alunos, disponibilidade para participação da proposta através de pesquisa de campo, usando questionários. Realizaram-se encontros com professores para saber como é feita a utilização dos livros na sala de aula.
Conscientizar a todos a apresentar estratégias paraincentivar o gosto pela leitura e participem mensalmente/ semanalmente do cantinho da leitura. A pesquisa tomará como fundamentação a teoria histórico-cultural, formada por Vygotsky. Segundo este autor “(...) aprendizagem não é em si mesmo desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança (...)” (Vigotsky, 1998, p. 115).
Entende – se que cabe a escola promover aorganização da aprendizagem, reunindo condições necessárias à aprendizagem significativa. No Brasil, esta concepção foi trabalhada por Paulo Freire que afirma: “A codificação e decodificação permitem a alfabetização integrar a significação das respectivas palavras geradas em seu contexto existencial.” (Paulo Freire, 1987, p. 12).
O educando descobrirá o seu mundo e o mesmo saberão que língua também é culturae o homem é sujeito e sente-se a desvelar o segredo de sua constituição. Buscando resgatar a autoestima com o aprimoramento da leitura, fez – se necessário a confecção de material didático a partir das próprias produções do educando.
Portanto, este trabalho tem por objetivo refletir sobre diferentes possibilidades de ação pedagógica com o sistema da leitura, a partir de contextossignificativos, compreendendo a importância de um processo de formação que garanta a todos os professores a vivência constante do tripé ação - reflexão - ação.
































4 REFERÊNCIAL TEÓRICO

Estudos recentes apontam a importância da leitura e da escrita como passaporte para a cidadania. Considerando que o desenvolvimento do ser humano é...
tracking img