“O modelo de ensino e de escola ocidental é mais uma das heranças greco-romanas e que, particularmente, não recebeu desde então expressivas contribuições.”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“o modelo de ensino e de escola ocidental é mais uma das heranças greco-romanas e que, particularmente, não recebeu desde então expressivas contribuições.”
Para se compreender os modelos de ensinoe de escola ocidental que se inspiram na educação greco-romana, é importante consideramos alguns aspectos relevantes. Herdamos duas bases de pensamento e organização da sociedade grega, como porexemplo, o que hoje concebemos como filosofia, a forma de refletir sobre os fenômenos do mundo (procurando mediante essa reflexão compreendê-los em sua totalidade) e o modelo político chamado democracia,que em grego significa governo do povo. Além disso, obtemos exemplos de pedagogia e filosofia sobre Aristóteles, Platão e Sócrates. Percebe-se que, na educação contemporânea, há os que defendem que aeducação pode ser a solução de muitos (ou todos) os problemas atuais, que o investimento em educação é a chave. Mas de qual educação? Educar para que e/ou quem? Na educação greco-romana, havia umcomprometimento e seriedade peculiares. A ideia da Paidéia, onde os meninos recebiam treinamento para serem cidadãos conscientes de suas responsabilidades e dever cívico, que perdurava para a vida inteira,incorporando todas as conquistas morais, espirituais e físicas, representando todo o ideal grego de formação humana. A relação se baseava nos exemplos, nas relações interpessoais. Havia fortepresença dos pais na educação, a família era o ambiente inicial da educação, como prática social, diferentemente dos moldes atuais, onde se espera muito mais da educação enquanto instituição. Hoje em dia, omundo globalizado faz com que a família participe menos da formação/rotina de aprendizado da criança. Acaba-se, de forma equivocada, transferindo a responsabilidade da formação do indivíduo, dacidadania e da construção do caráter da criança para a escola, que com suas limitações político-pedagógicas da atualidade e com o imediatismo tecnológico, acaba se voltando mais para a formação para...
tracking img