Quinhentismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo

O objetivo deste trabalho é apresentar o tema do Quinhentismo, sobre o que é, e aprender sobre uma forma literária trazida por Pero Vaz de Caminha de Portugal, pois é considerada o primeiro documento da literatura no Brasil, conhecendo os principais autores do Quinhentismo,com a sua importância cultural a sociedade brasileira.

Apresentação do Tema

Quinhentismo é a denominaçãogenérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI. Ou seja, a introdução da cultura europeia em terras tupiniquins. A carta de Pero Vaz de Caminha, é considerada o primeiro documento da literatura no Brasil.Tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações, e aconquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contra reforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus

Desenvolvimento
Contextualização social e histórica:

Quinhentismo corresponde à época da descoberta do Brasil. É um movimento que possui ideias relacionadas ao Renascimento. A literatura do Quinhentismo tem como objetivo expansão marítima, a conquista material ea conquista espiritual do povo brasileiro. Isso se divide em duas tendências: Leitura informativa e leitura Jesuítica.
Aconteceu em um período que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil durante o século XVI. É um movimento que possui ideias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa.
Tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem noano de 1.500, época da colonização portuguesa no Brasil. A literatura brasileira ainda não tinha sua identidade, a qual foi sendo formada sob a influência da literatura portuguesa e europeia. Ao longo do tempo não tinha produção literária ligada ao povo brasileiro, só obras no Brasil que davam significado aos europeus. No entanto, com o passar dos anos, a literatura, foi ganhando lugar da visão dosartistas brasileiros.
Na época da colonização brasileira, a Europa vivia sua crise no Renascimento, o comércio ia muito mal, enquanto o homem europeu se dividia entre a conquista material e a espiritual o cidadão brasileiro encontrava no quinhentismo a literatura informativa, que se voltava para assuntos de natureza material (ouro, prata, ferro, madeira) feita por de cartas dos viajantes ou doscronistas e a literatura dos jesuítas, que ensinavam a catequese para os índios.

Características:

A chegada dos portugueses no Brasil foi totalmente surpreendente para os índios que viviam ali, ao se depararem com aquelas embarcações enormes, as poucas linguagens e todas as coisas que eles traziam. Para os índios, eles eram como se fossem deuses, uma civilização totalmente diferente dadeles. Assim os portugueses também se surpreenderam ao chegar no Brasil, ao se depararem com as pessoas nuas, com a beleza do pais tropical e toda a riqueza que nele avia.
Logo depois, começaram a ensinar a catequese, a ler e escrever ensinaram seus hábitos e um modo de vida diferente. Em “troca” eles pegavam todas as riquezas do país, como a madeira, o ouro, prata, ferro e ainda os usavam comoescravos.
A literatura informativa falava da nova terra descoberta (Brasil), sobre seus habitantes, sua beleza natural. As intenções do colonizador eram: conquistar, explorar, e conseguir escravos sob o disfarce do Cristianismo. 
As cartas das viagens de reconhecimento eram relatórios destinados a Coroa Portuguesa, que via as possibilidades de exploração e colonização. As cartas muitas vezes eram deuma visão paradisíaca diante da grande beleza tropical. 
A literatura dos jesuítas era ensinar a catequese. Este trabalho de catequizar ajudou as produções literárias na poesia e no teatro inspirado nas passagens bíblicas que eram feitas.

Principais autores e obras:
José de Anchieta: Foi o principal autor jesuíta da época do Quinhentismo, viveu entre os índios, ele era chamado de piahy,...
tracking img