Quinentismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Quinhentismo é o período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil.
Descoberto no século XVI, é um movimento paralelo ao Classicismo português epossui ideias relacionadas ao Renascimento que estava no auge Europeu.
Sua literatura tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima. Obtendo a conquista material, na forma daliteratura informativa das Grandes Navegações e a conquista espiritual, resultante da policia portuguesa da Contrarreforma e representa da pela literatura Jesuíta da Companhia de Jesus.
A LiteraturaInformativa
A Carta de Caminha inaugura o que se convencionou chamar de Literatura Informativa sobre o Brasil. Este tipo de literatura, também conhecido como literatura dos viajantes ou literatura doscronistas, como consequência das Grandes Navegações, empenha-se em fazer um levantamento da “terra nova”, de sua floresta e fauna, de seus habitantes e costumes, que se apresentaram muito diferentes doseuropeus. Daí ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário. A principal característica da carta é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu diante doexotismo e da exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem, o louvor à terra transparece no uso exagerado de adjetivos.
¨ Veja os principais documentos que compõem a nossa literaturainformativa:
1. Carta do descobrimento (Pero Vaz de Caminha): foi escrita no ano de 1500 e publicada pela primeira vez em 1817.
2. Tratado da terra do Brasil (Pero de Magalhães Gândavo): foi escrito porvolta de 1570 e impresso pela primeira vez em 1826.
3. História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil (Pero de Magalhães Gândavo): foi editado em 1576.
4. Diálogo sobre aconversão dos gentios (Padre Manuel da Nóbrega): foi escrito em 1557 e impresso em 1880.
5. Tratado descritivo do Brasil (Gabriel Soares de Sousa): escrito em 1587 e impresso por volta de 1839....
tracking img