Quimioprofilaxia em periodontia e endodontia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUIMIOPROFILAXIA EM PERIODONTIA E ENDODONTIA


Grupo:
André paixão
Diogo Braga
Guilherme Rezende
Marcelo Ladeira
Pablo de Andrade
Rodrigo Parentoni
Thiago Amaral
Vinicius Werneck


INTRODUÇÃO
Quimioprofilaxia antimicrobiana é definida como o uso de antibióticos para previnir infecção em situações de alto risco. Essas correspondem a pacientes portadores de doenças ou submetidos aprocedimentos dentais que favoreceram o surgimento de infecções.
Há muitas controvérsisa em relação à eficácia da terapia profilática. Estudos experimentais e clínicos tem mostrado que, na maioria dos procedimentos, a quimioprofilaxia é desnecessaria. Em vista disso, o uso profilático de antimicrobianos envolve avaliação de risco/beneficio. Esta deve favorecer grandemente a prevenção,predominando sobre suas desvantagens, como custo, risco de superinfecção, desenvolvimento de resistência bacteriana, interações medicamentosas e reações adversas.
Existem dois tipos de situações em odontologia em que se cogita o uso de profilaxia: a primeira é a prevenção de endocardite bacteriana induzida por S. viridans e a segunda, a prevenção de infecção pós-operatória. Nesta, para que se faleconceitualmente em profilaxia, os pacientes devem estar isentos de infecção. Em caso contrario, deve considerar-se tratamento com antimicrobianos.
A quimioprofilaxia antimicrobiana não deve ser encarada como medida capaz de impedir qualquer processo infeccioso posterior a procedimento invasivo. A instalação de infecção decorre do desequilibrio entre defesas imunitárias do organismo e fatores agressivosdo meio, por vezes não superável pelo uso de antimicrobiano.
Por outro lado, infecções podem ser evitadas por medidas não-medicamentosas, tais como esterilização adequada do instrumental, lavagem das mãos, técnicas cirúrgicas rápidas e adequadas, imunizações ativa e passiva(hepatite B). Manutenção de adequada higiene oral parece ser mais importante nessa prevenção do que a profilaxiaantimicrobiana.
Os princípios gerais da quimioprofilaxia adequada abrangem:
1)seleção criteriosa dos pacientes;
2)análise dos procedimentos que realmente se beneficiam desse uso;
3)definição do germe prevalente;
4)seleção de antimicrobiano sabidamente eficaz contra esse germe;
5)uso de único agente(monoterapia);
6)aplicação em momento adequado, para que níveis teciduais e sanguineos de antibióticosejam os mais altos possiveis durante o procedimento;]
7)duração curta da profilaxia, em acordo com a proteção a ser conferida

DISCUSSÃO

Antibióticos:

O risco de se usar antibióticoterapia, baseada somente em dados clínicos, achados radiológicos ou análise microbiológica limitada, consiste em falha de controle dos patógenos existentes ou crescimento de novos microrganismos. Idealmentedeveriam ser identificados os agentes causadores dos processos, bem como definida sua sensibilidade aos antimicrobianos correntes. Como tais procedimentos não são habituais, faz-se uso de terapia presuntiva, que leva em consideração os patógenos prevalentes e os padrões usuais de sensibilidade. É importante salientar que o uso de cultura para identificação de microrganismos no individuo doente, temsido essencial na escolha da terapia antibiótica especifica.
No caso das periodontites, preferem-se antibióticos que atinjam altas concentrações no fluido cervicular gengival. Por serem os mais pesquisados no tratamento da doença periodontal, destacam-se penicilinas, tetraciclinas e metronidazol. Embora muito estudados, não há evidencia suficientemente qualificada para testar sua incontestávelsuperioridade.
As Penicilinas atuam sobre bactérias da placa supragengival, apresentando a mesma eficácia clinicadas medidas mecânicas de controle de placa. Entretanto, sua eficácia microbiológica é diminuida pela presença de betalactamases no ambiente subgengival dos sítios com periodontite. Apesar dessas desvantagens, as penicilinas são úteis em algumas situações em periodontia. Assim , para...
tracking img